PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO NO 8° DISTRITO SANITÁRIO DE MACEIÓ, ALAGOAS

Autores

  • Anna Carollina Figueiredo Farias Centro Universitário Tiradentes
  • Alexia Morgana Santos Sales Centro Universitário Tiradentes
  • Daniele Gonçalves Bezerra Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Palavras-chave, Epidemiologia. Saúde Pública. Sistema Único de Saúde.

Resumo

Introdução: A epidemiologia objetiva investigar as características das doenças para garantir a identificação de métodos preventivos e melhorar, principalmente, a saúde de populações menos favorecidas. Dessa forma, o perfil epidemiológico é indicador observacional das condições de vida, do processo saúde-doença e do estágio de desenvolvimento da população. A mensuração do estado de saúde da população deve ser, por isso, uma tradição em saúde pública, a fim de possibilitar o embasamento para intervenções na saúde da população. Objetivo: Compreender quais estratégias e grupos populacionais devem ser priorizados no contexto da saúde pública, tendo em vista o perfil epidemiológico do 8° distrito sanitário de Maceió. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo e observacional, com foco de análise uma microrregião em saúde. Para elucidar o objeto, os elementos apresentados estão vinculados ao DATASUS, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, abrangendo o período de 2012 a 2016, com busca realizada em maio de 2017. Resultados: O 8º Distrito Sanitário de Maceió, no período de 2012 a 2016 apresentou população estimada de 41.778 hab. No que se refere à maior causa de mortalidade, incidem as doenças cardiorrespiratórias e neoplasias (49,4%). A taxa de mortalidade também varia de acordo com a faixa etária. A população acima de 60 anos é a mais afetada (51,14%), seguida pelos indivíduos de 40 a 59 anos. O coeficiente de mortalidade (cM) médio do distrito é de 5%, entretanto esse número varia bruscamente entre os bairros. Enquanto Garça Torta e Pescaria manifestam 0,9% de cM, no outro extremo, Cruz das Almas tem cM de 4,3%. Patologias relacionadas ao aspecto sociodemográfico, como infecciosas e parasitárias (4,5%) também foram evidenciadas. Além disso, o coeficiente de mortalidade masculino (5,96%) é 1,4 vezes maior que o feminino, em termos de idade, a faixa etária mais afetada foi da população acima de 60 anos (51,14%). No que se refere aos agravos de notificação compulsória, o Atendimento Antirrábico se destacou na região (31,64%), apresentando variação no número de notificações que aumentam e diminuem no decorrer dos anos. A Dengue, por outro lado, apesar de constituir 24,94% das notificações, tem a quantidade de casos cada vez menor a cada ano analisado. Conclusão: Há a necessidade de ampliar estratégias locais de cunho assistencial, bem como políticas preventivas que visam comportamentos saudáveis, visto que somente a implementação dessas estratégias conseguiriam reduzir drasticamente a incidência das patologias reincidentes na localidade, entre outras doenças intimamente ligadas ao acesso à informação de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carollina Figueiredo Farias, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em odontologia

Referências

BARRETO, Maurício L.. Por uma epidemiologia da saúde coletiva. Rev. bras. epidemiol., São Paulo , v. 1, n. 2, p. 123-125, Aug. 1998 .

BONITA, R et al. BASIC Epidemiology. 2. ed. São Paulo: World Health Organization, 2006.p.1-230.

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DO SUS - DATASUS. Informações de Saúde, Epidemiológicas e Morbidade: banco de dados. Disponível em: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0203. Acesso em: maio de 2017.

DIETRICH A, COLET CF, Winkelmann ER, et al. Perfil de Saúde dos Usuários da Rede de Atenção Básica Baseado no Cadastro Individual e-Sus. Rev Fund Care Online. 2019. out./dez.; 11(5):1266-1271.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE,2020.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Figueiredo Farias, A. C., Sales, A. M. S., & Bezerra, D. G. (2020). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO NO 8° DISTRITO SANITÁRIO DE MACEIÓ, ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13834

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROBIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas