A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS AUTOMÁTICOS NO CONTROLE DE VOO

Autores

  • Marcel Müller Santos de Menezes Centro Universitário Tiradentes http://orcid.org/0000-0002-3625-0285
  • Jeferson de Andrade Prieto Ferro Centro Universitário Tiradentes
  • Jailma Barros dos Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Antônio Ricardo Zaninelli do Nascimento Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Automação de voo, aviônica, indústria aeronáutica

Resumo

Introdução: Desde o início da aviação comercial o homem tem se preocupado em aprimorar a tecnologia de voo com o objetivo de garantir maior segurança, principalmente, em condições adversas de clima (SANDERS e FRITCH, 1973). Com o passar dos anos, a indústria aeronáutica produziu diversas tecnologias, com o propósito de melhorar a segurança do voo e ao mesmo tempo reduzir a tripulação para uma operação sem riscos. Essa realidade só foi possível graças à grande redução na carga de trabalho advinda da automação de tarefas que antes necessitavam de um navegador ou engenheiro de voo (COLLINSON, 2011). Billings (1997) define automação como um sistema ou método no qual tarefas são realizadas e/ou controladas automaticamente através de máquinas ou dispositivos eletrônicos autônomos. Com isso, além do ganho em eficiência e segurança, a automação também permitiu economia em salários para a indústria aeronáutica, ao mesmo tempo em que aumentou o custo com capacitações para obter uma equipe mínima e extremamente qualificada. Para os Hollnagel e Woods (2005), o uso da automação tem sido presente desde a década de 30. Entretanto, apenas a partir da década de 70, com a chegada dos computadores e suas facilidades, que houve uma revolução no que diz respeito à participação da tecnologia para o uso na aviação e, consequentemente, a transformação na interação da aeronave com o homem, criando assim novas demandas cognitivas para a realização da atividade. A necessidade do constante avanço da automação se dá, principalmente, em virtude da manutenção benéfica entre a segurança nas operações e a economia para o setor aeronáutico (HENRIQSON et al., 2011). Objetivo(s): Diante de tal relevância, esta pesquisa explorou os sistemas automáticos propostos por Collinson, objetivando mostrar as implicações da evolução dos mesmos na navegação moderna. Metodologia: Com o objetivo de identificar o contexto histórico e as consequências que a evolução do controle de voo trouxe para a aviação foi adotado como metodologia para este trabalho a pesquisa descritiva. Portanto, pode-se relacionar a esta pesquisa uma diversidade de documentos. Resultados e Conclusão(ões): Através da pesquisa descritiva realizada foi possível compreender a relevância e implicações que os avanços dos sistemas automáticos têm proporcionado para a indústria aeronáutica. Como, por exemplo: o piloto automático e sua capacidade de oferecer descanso físico e mental para o piloto durante voos de longa duração; o sistema autothrust implicou numa maior economia de combustível, que por sua vez aumentou o lucro da indústria aeronáutica; o fly by wire que substitui os controles mecânicos e hidromecânicos por sinais elétricos e são transmitidos por fios de cobre a um computador de bordo, reduzindo consideravelmente o peso da aeronave; e o glass cockpit que passou auxiliar as tomadas de decisões da tripulação oferecendo diversas informações sobre os instrumentos e sistemas presentes na aeronave. Por fim, os resultados alcançados a partir desta pesquisa descritiva demonstram a importância dos sistemas automáticos na indústria aeronáutica. No decorrer do trabalho foram expostas diversas conquistas alcançadas a partir da implantação de cada avanço tecnológico.

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Referências

BILLINGS, Charles. Aviation automation: The Search for a Human-Centered Approach. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1997.

COLLINSON, R. P. G. Introduction to Avionics Systems. 3ª Ed. London: Springer, 2011.

HENRIQSON, Éder; CARIM, Guildo; GAMERMANN, Ronaldo. Fatores humanos no design de cabines de comando. Revista Conexão SIPAER, v. 2, n. 2, p. 13-44, 2011.

HOLLNAGEL, Erik; WOODS, David. Joint Cognitive Systems: Foundation of Cognitive Systems Engineering. Flórida: Boca Raton, 2005.

SANDERS, James. e FRITCH, Junior. Instrument Landing Systems. Communications, IEEE Transactions on, p. 435–454, 1973.

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Santos de Menezes, M. M., Prieto Ferro, J. de A., Barros dos Santos, J., & Zaninelli do Nascimento, A. R. (2020). A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS AUTOMÁTICOS NO CONTROLE DE VOO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13833

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias