VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER EM TEMPOS DE PANDEMIA PELA COVID-19

Autores

  • Silvia Rodrigues de Amorim dos Anjos
  • Elianara Kelly Vieira da Silva
  • Letícia de Albuquerque Jatobá
  • Wanneska Nogueira Andrade
  • Ana Paula Miyazawa

Palavras-chave:

covid-19, pandemia, violência contra a mulher.

Resumo

Introdução: As medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), alterou significativamente a rotina dos indivíduos, tornando-se um agravante para a situação de violência doméstica enfrentada por muitas mulheres. Segundo a Organização das Nações Unidas, no mundo, a cada três mulheres, uma sofre algum tipo de violência, número que cresce de forma alarmante em períodos atípicos como o vivenciado atualmente. Em âmbito nacional, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, houve um aumento de aproximadamente 17%, quando comparado o número de denúncias no período de março a setembro de 2020. Objetivo: Identificar os fatores associados ao aumento do número de casos de violência doméstica contra mulher em tempos de pandemia pela Covid-19. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada através de revisão narrativa de literatura. Foram selecionados artigos disponibilizados nas bases de dados online, como Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), além de pesquisas na CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais  de Amparo à Pesquisa) e FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz). Foram incluídos artigos publicados em língua portuguesa no ano de 2020 e excluídos, aqueles que não estavam disponíveis na íntegra, ou não respondessem à questão norteadora desta pesquisa. Resultados: O confinamento social imposto pela pandemia de Covid-19 se caracterizou como um fator agravante para a ocorrência da violência doméstica contra a mulher, em razão da maior convivência com o agressor, associada a menor possibilidade de acesso aos órgãos e serviços de segurança pública responsáveis por acolher as denúncias. Outros fatores estão associados a sensação de impunidade por parte do agressor, decorrente do isolamento social, como também o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, que podem potencializar o comportamento violento desses indivíduos. Por sua vez, a instabilidade econômica, o desemprego e a diminuição abrupta da renda também são fatores preponderantes que desencadeiam na figura masculina um comportamento agressivo, relacionado a relação de poder entre gêneros. Conclusão: Diante da literatura analisada, pode-se afirmar que os fatores associados à violência doméstica contra mulher em tempos de pandemia pela Covid-19 se referem à proximidade ocasionada pelo confinamento, a percepção de impunidade, ao uso de substâncias psicoativas, além de questões relacionadas à insegurança financeira. Por fim, é importante destacar a influência da cultura patriarcal nas relações de poder entre homens e mulheres como um problema crônico e estrutural que impacta diretamente na ocorrência deste tipo de crime.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, J. P. M., et al. Interseccionalidade e outros olhares sobre a violência contra mulheres em tempos de pandemia pela covid-19. Universidade Federal do Espírito Santo. Maio 2020. Disponivel em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/328/version/335>. Acesso em: 25 Set. 2020.

BRASIL. Conselho nacional das fundações estaduais de amparo à pesquisa. Violência contra mulher em tempos de covid-19. Mar. 2020. Disponível em: <https://confap.org.br/news/violencia-contra-a-mulher-em-tempos-de-covid-19/>. Acesso em: 25 Set.

CAMPOS, B., TCHALEKIAN, B., PAIVA, V. Violência contra a mulher: vulnerabilidade programática em tempos de sars-Cov-2/ covid-19 em São Paulo. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 32, Set. 2020.Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822020000100414&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 25 Set. 2020.

Fundação Oswaldo Cruz- Fiocruz. O aumento da violência contra a mulher na pandemia do Covid-19: um problema histórico. Abr. 2020. Disponível em:

http://coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1781-o-aumento-da-violencia-contra-a-mulher-na-pandemia-de-covid-19-um-problema-historico.html#.X29f2mhKjIU>. Acesso em: 25 Set. 2020.

MARQUES, E. S., et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 36, v. 4, Abr. 2020.Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/csp/2020.v36n4/e00074420/>. Acesso em: 25 Set. 2020.

SANTOS, L. S. E., et al. Impactos da pandemia de COVID-19 na violência contra mulher: reflexões a partir da teoria da motivação humana de Abraham Maslow. Universidade federal do Rio de janeiro, Jul. 2020. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/915>. Acesso em: 25 Set. 2020.

SANTOS, F. D., et al. Masculinidade em tempos de pandemia: onde o poder encolhe, a violência se instala. Universidade Federal do Espírito Santo. Mar. 2020. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/900>. Acesso em: 25 Set. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Amorim dos Anjos, S. R. de, Vieira da Silva, E. K., Jatobá, L. de A., Andrade, W. N., & Miyazawa, A. P. (2020). VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER EM TEMPOS DE PANDEMIA PELA COVID-19. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13817

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas