PRÁTICAS EDUCATIVAS E A FORMAÇÃO EM SAÚDE PARA ATENÇÃO BÁSICA.
Palavras-chave:
Atenção Básica, Educação em Saúde, Ensino SuperiorResumo
RESUMO:
INTRODUÇÃO: As diretrizes da educação para a saúde foram definidas pelo Ministério da Saúde, em 1980, com atividades planejadas que tinham como objetivo criar condições para produzir transformação de comportamento. Com a Reforma Sanitária de 1986 e a implantação do Sistema Único de Saúde, os conceitos de saúde, de doença e de educação se modificaram, e a educação em saúde passou a ser vista como uma importante estratégia de transformação social, devendo estar vinculada às lutas sociais e ser assumida pela equipe de saúde, reorientando as práticas existentes numa concepção dialógica como estratégia de aproximação com a comunidade. OBJETIVOS: Analisar as práticas educativas realizado na Atenção Primária à Saúde pelos discentes dos cursos de Medicina das universidades públicas e privadas de Maceió. METODOLOGIA: Trata-se de estudo empírico de natureza descritiva, exploratória e abordagem qualitativa. Os dados foram tabulados segundo conjuntos de categorias descritivas: leituras das transcrições com intuito de compreender e apreender o sentido das informações; identificação dos pontos comuns, agrupamento das similaridades, permitindo construção de categorias de análise. RESULTADOS: A partir das entrevistas dos discentes do curso de medicina das instituições: Centro Universitário Tiradentes AL, Centro Universitário Cesmac e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; analisamos previamente áudios e transcrições, realizamos a leitura flutuante para organização, codificação e identificação dos eixos temáticos e categorias de análise. Total de entrevistas realizadas foram 38: 18 delas referentes estudantes da Unit AL, 10 CESMAC e 10 da UNCISAL. Para segunda etapa, a Codificação, usamos um código alfanumérico, onde o código alfabético representa o sujeito, o código número a unidade de registro, que organizada por frase da fala do sujeito. Por fim, chegamos à categorização onde definimos quatro eixos temáticos: eixo 1 - educação em saúde; eixo 2 - vivência prática; eixo 3 - cuidado em saúde; eixo 4 - ações educativas e integração serviço, ensino e comunidade. Cada eixo temático foi subdivido em categorias: Eixo 1: significados/conceitos; formação acadêmica/disciplina; Eixo 2: ações educativas desenvolvidas; recursos educativos; integração, serviço e comunidade; trabalho em equipe; Eixo 3: promoção a saúde; prevenção de agravos; autocuidado; Eixo 4: benefícios das ações educativas; dificuldades das ações educativas; sugestões de melhorias. CONCLUSÃO: Os resultados da pesquisa mostraram: variadas perspectivas no tocante às práticas educativas; diversos obstáculos para realização das ações; indicam necessidade de discussões e articulação entre ensino e serviço. Assim vale ressaltar a importância de práticas educativas nos cenários da Atenção Básica para formação médica, visto que contribui para concepção do conceito ampliado em saúde e da medicina da família.
Palavras-chave: Atenção Básica, Educação em Saúde, Ensino Superior.
ABSTRACT:
INTRODUCTION: Health education guidelines were defined by the Ministry of Health in 1980, with planned activities that aimed to create conditions to produce behavioral transformation. With the Sanitary Reform in 1986 and the implementation of the Unified Health System, the concepts of health, disease and education were changed, as well as health education became an important strategy for social transformation linked to social struggles, which should be assumed by the health team, reorienting existing practices in a dialogical conception as a strategy of approximation with the community. OBJECTIVES: Analyzing the educational practices / teaching methods performed in Primary Health Care by the students and teachers of the Physiotherapy and Medicine courses of the public and private universities of Maceió. METHODOLOGY: This is a descriptive and exploratory study of qualitative approach. The collected data will be tabulated according to sets of descriptive categories adopting the following steps: readings of transcriptions of the recordings, in order to understand and grasp the meaning of the information; identification of common points; and grouping of similarities, allowing construction of analysis categories. RESULTS: The method of qualitative analysis of content proposed by Bardin, in general, is based on three stages: organization, associate and categorization. Thus, after interviewing medical school students from the institutions: Centro Universitário Tiradentes AL (AL Unit), Centro Universitário Cesmac (Cesmac) and State University of Health Sciences of Alagoas (Uncisal); we previously analyzed their audios and transcriptions and carried out a floating reading of the transcripts for organization, classification and identification of thematic axes and categories of analysis.Of the total interviews conducted, 38 were selected for the second stage, 18 of which related to students from Unit AL, 10 to CESMAC and 10 to UNCISAL. For the second stage, Codification, we use an alphanumeric code, where the alphabetic code represents the subject and the code number the record unit, which was organized by sentence of the subject's speech. Finally, we reached the categorization stage where we defined four thematic axes: axis 1 - health education; axis 2 - practical experience; axis 3 - health care; axis 4 - educational actions and the integration of service, education and community. Each thematic axis was subdivided into categories:Axis 1: meanings / concepts; academic training / discipline; Axis 2: educational actions developed; educational resources; integration, service and community; team work; Axis 3: health promotion; disease prevention; self-care; Axis 4: benefits of educational actions and integration, teaching, service and community; difficulties in educational activities and integration, service and community; improvement suggestions.CONCLUSION: The research results showed: varied perspectives regarding educational practices; several obstacles to carrying out the actions; and indicate the need for discussions and articulation between teaching and service. Thus, it is worth emphasizing the importance of educational practices in Primary Care settings for medical training, since it contributes to the conception of the expanded concept in health and family medicine.
Keywords: Primary Care, Health Education, Higher Education.
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