IMPORTÂNCIA DO COMER COM ATENÇÃO PLENA: REALIDADE DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ
Palavras-chave:
Adolescente, Comportamento Alimentar, Escolas.Resumo
Introdução: Comer com atenção plena, ou mindful eating, é uma tomada de consciência sobre a percepção da comida em relação aos sentidos, com a observação e a conscientização do físico (mastigação, velocidade de consumo dos alimentos na refeição) e das sensações emocionais. Esta estratégia tem se mostrado positiva na mudança de peso e de comportamentos alimentares disfuncionais. Objetivo: Discutir a importância de comer com atenção plena a partir da análise da prevalência de comportamentos alimentares de escolares de Maceió, Alagoas. Metodologia: Estudo transversal, utilizando dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, realizada com escolares do 9º ano do ensino fundamental. Foram analisados dados de escolares do município de Maceió, tendo como variável de desfecho o “costume de comer assistindo à televisão ou estudando”, estratificada por sexo e tipo de escola (pública ou privada). As análises foram realizadas com auxílio do programa Microsoft Office Excel®️ (2013), sendo os resultados apresentados em frequências relativas e seus respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%). Tratando-se de dados disponibilizados em bases públicas, o estudo dispensa aprovação por comitê de ética em pesquisa. Resultados e Discussão: Dos 1694 escolares de Maceió que participaram do estudo, 61,0% (IC95%: 57,9-64,1) relataram o hábito de comer assistindo televisão ou estudando. Desses, 62,2% (IC95%: 57,6-66,7) eram do sexo feminino, com uma maior prevalência desta prática em relação aos do sexo masculino, com 59,6% (IC95% 55,8-63,5). Em relação ao tipo de escola que frequentam, os estudantes da rede pública representam 64,0% (IC95% 59,8-68,2) da amostra de alunos que se alimentaram assistindo ou estudando em comparação aos que frequentam escolas privadas, 57,8% (IC95% 53,4-62,2). As altas taxas de desatenção durante a alimentação são prejudiciais à saúde desses indivíduos uma vez que tem sido demonstrado na literatura que uma alimentação mais consciente é uma excelente abordagem para reduzir os casos de compulsões e transtornos alimentares, bem como uma estratégia para o controle de peso corporal. Ainda, a desatenção ao comer pode provocar retardo na percepção dos sinais de saciedade, e consequentemente, maior consumo alimentar, contribuindo para o excesso de peso, obesidade e suas comorbidades associadas. Conclusões: Notou-se alta prevalência do costume de comer assistindo televisão ou estudando entre escolares de Maceió, o que pode caracterizar menor prática do comer com atenção plena. Por fim, destaca-se a importância da realização de ações nas escolas de Maceió abordando a temática do comer com atenção plena, considerando seus benefícios na prevenção da saúde e promoção de bem-estar, visando mudanças nos desfechos encontrados.
Downloads
Referências
ARTILES, R. B.; STAUB, K.; ALDAKAK, L.; EPPENBERGER, P.; RÜHLI, F.; BENDER, N. Mindful eating and common diet programs lower body weight similarly: Systematic review and meta‐analysis. Obesity reviews, v. 200, n. 11, p. 1-9, 2019.
BEZERRA, M. B. G. S. Estratégia de mudança do comportamento alimentar para indivíduos com excesso de peso baseado em Mindful Eating: uma revisão narrativa da literatura. Maria Beatriz Guega Silva Bezerra. - Vitória de Santo Antão, 2019. 55 folhas.
BUSH, H. E.; ROSSY, L.; MINTZ, L. B.; SCHOPP, L. Eat for Life: a workplace feasibility study for a new intuitive food intervention based on mindfulness. American Journal of Health Promotion. v. 28, n. 6, 2014.
WARREN, J. M.; SMITH, N.; ASHWELL, M. A structured literature review on the role of mindfulness, mindful eating and intuitive eating in changing eating behaviours: effectiveness and associated potential mechanisms. Nutr Res Rev. v. 30, n. 2, p. 272-283, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.