A PSICOEDUCAÇÃO ATRAVÉS DA REDE SOCIAL DO PROJETO ELOS.

Autores

  • Vanessa Gomes da Costa Centro Universitário Tiradentes - UNIT.
  • Maria Tereza Tenório Miranda Centro Universitário Tiradentes - UNIT.
  • Ysllariane Nieslley Bezerra Santos Estudante de Psicologia no 7° pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT.
  • Thalita Carla Lima Melo Graduada em Psicologia e professora do Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

Palavras-chave:

Covid-19, Projeto de Extensão, Rede Social.

Resumo

RESUMO: Introdução: A Organização Mundial de Saúde declarou em 11 de Março de 2020 o novo coronavírus , agravando-se em Pandemia. Sendo necessário estratégias que diminuíssem o contágio; foi adotado o distanciamento e o isolamento social, como umas das principais medidas. O distanciar, tende a promover impactos para a saúde mental, bem como necessidades de cuidados psicológicos. Assim, o Projeto de Intervenção Psicossocial em Pequenos Grupos (ELOS) do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), desenvolveu pela rede social Instagram, conteúdos com foco na psicoeducação. Pois é um método interventivo de ensino-aprendizagem, através de informações, onde o usuário recebe conhecimento das estratégias de cuidado, prevenção e promoção de saúde. Objetivo(s): Promover psicoeducação sobre temáticas que englobam a saúde mental, através das redes sociais do Projeto ELOS durante a pandemia do novo coronavírus. Metodologia: Para o desenvolvimento da psicoeducação do Projeto de Extensão Elos, através do Instagram (@projetoelos), extensionistas e coordenadoras organizaram, construíram e realizaram publicações no feed, stories e lives semanais durante o período de 02 de Maio à 27 de Junho de 2020. As lives tiveram início no mês de Maio e término em Julho, foram realizadas por um convidado por semana, que tinha propriedade no assunto, junto às coordenadoras do projeto, que realizavam as mediações. No decorrer do período, trouxemos temas pertinentes a saúde mental e as problemáticas sociais como: “Atendimento Clínico Psicológico em Tempos de Isolamento Social”, “A Persistência do Racismo no Século XXI” e “Processos de Luto no Contexto de Covid-19”. Quanto às construções de posts no feed e nos stories com caráter psicoeducativo, iniciou-se igualmente no mês de Maio de forma semanal e término em Outubro de 2020, foram desenvolvidas através de pesquisas bibliográficas e reuniu como embasamento teórico cartilhas do Ministério da Saúde, Fiocruz e artigos científicos, encontrados em bases de dados como: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico; as artes publicadas, foram elaboradas via plataforma Canva pelos extensionistas. Os conteúdos dispõem de temáticas como: “Autocobrança: você não precisa ser produtivo(a) o tempo todo”; “Autocompaixão”; “Violência contra mulher''; “Dependência Tecnológica”, dentre outros.                                                                                                                   Resultados: Dessa maneira, os resultados da psicoeducação através das lives e conteúdos da rede social do projeto de extensão, obteve-se um excelente engajamento dos componentes do projeto, sendo perceptível pelos números de feedbacks positivos e interação do público que acompanha o projeto. Conclusão(ões): Em síntese, a psicoeducação através da Rede Social do Projeto Elos em tempos de pandemia, aumentou sua visibilidade nas redes sociais e obteve resultados positivos  a partir das trocas de saberes, possibilitando a minimização dos impactos na saúde mental durante o isolamento social, para além das limitações físicas que o ciberespaço possibilita, por meio de conteúdos e temas importantes de serem abordados e discutidos.

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Biografia do Autor

Vanessa Gomes da Costa, Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

Estudante de Psicologia do 10° pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Maria Tereza Tenório Miranda, Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

Estudante do 10° de Psicologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

Referências

FARO, André et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estud. psicol., Campinas, v. 37, e200074, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100507>. Acesso em: 3 out. 2020.

LEMES, Carina Belomé; ONDERE NETO, Jorge. Aplicações da psicoeducação no contexto da saúde. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 25, n. 1, p. 17-28, mar. 2017. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2017000100002>. Acesso em: 3 out. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso em: 3 out. 2020.

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Gomes da Costa, V., Tenório Miranda, M. T., Bezerra Santos, Y. N., & Lima Melo, T. C. (2020). A PSICOEDUCAÇÃO ATRAVÉS DA REDE SOCIAL DO PROJETO ELOS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13766

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas