PREVENÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES DE PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS DE MODO GERAL.
Palavras-chave:
conservação, execução, qualidadeResumo
Introdução: Na maioria das construções em que são arquitetadas, não somente devem ser levadas em conta a questão do orçamento; estrutura, matérias ou entre outras coisas. Um dos fatores que se tornam cada vez mais persistentes se dá em relação a problemas que podem ocorrer durante a execução da obra com o surgimento de patologias, estas proferidas devido a muitas vezes o uso de produtos de qualidade duvidosa ou então por falta de seguimento de normas técnicas, como também por omissão da parte do profissional e/ou mão de obra não qualificada, que por fim podem trazer não somente danos ao cerne das estruturas como também podem acarretar numa série de problemas que dificultarão o término final da obra ou poderão trazer futuros prejuízos; Objetivos: Orientar os profissionais de construção civil quanto às principais e mais recorrentes patologias construtivas, a fim de minimizar a possibilidade de ocorrência das mesmas, bem como, agregar conhecimentos à tais profissionais e também orientar na solução para essas patologias; Metodologia: A princípio é necessário visualizar qual o tipo de patologia formada, sendo as mais comuns nas construções: as fissuras, o deslocamento de rebocos e pisos, os recalques estruturais e os danos por umidade. Com finalidade de resolver essas patologias é necessário a realização de três etapas, sendo elas: Levantamento de informações, Diagnóstico e Definição de conduta que define a solução para o problema e os trabalhos que devem ser feitos para isso, incluindo a definição quanto aos meios: materiais, mão-de-obra, equipamentos e tecnologias. Após essas etapas, escolhe-se, entre as alternativas, possíveis aquela que apresentar uma melhor relação custo/benefício; Resultados esperados: espera-se que a obra tenha maior qualidade de conservação e uma probabilidade muito pequena de surpresas patológicas indesejáveis, desse jeito o ritmo da obra se mantém reduzindo gastos com reparos ou em certos casos tendo que refazer, e com isso trazendo uma qualidade maior na obra dessa maneira contendo pontos fortes que beneficiam a obra; Conclusão: Visto que, em uma obra a uma serie de fatores que levam a ter um andamento da obra e sua produção final sendo ambas de boa qualidade. Mas para isto, faz-se necessário um seguimento de regimentos e de qualificações tanto em relação aos produtos que serão utilizados na obra, quanto o nível de aptidão dos funcionários que estão participando do projeto e também um exigente seguimento de normas fomentadas. Com estas especificações o produto de uma obra final será garantido e também por fim evitara futuro problemas que poderão a calhar em alguma estrutura que não teve o devido cuidado quando se foi necessário.Palavras-chave: conservação, execução, qualidade.
Downloads
Referências
Referências/references: MOREIRA DE SOUZA, V. C.; RIPPER, T., Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo, Editora PINI, 1998.
CONSTRUÇÃOFACILRJ. Porta da Construção Civil, 2013. Disponível em: https://construfacilrj.com.br/patologia-da-construcao-civil-principais-causas/ . Acessa em: 10 jun. 2018.
LICHTENSTEIN, Norberto B. procedimento para formulação do diagnósticos de falhas e definição de conduta adequada à recuperação de edificações. São Paulo, 1985. 191p. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.