EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DA MEDICINA RELACIONADAS A ARTE E HUMANIZAÇÃO

Autores

  • Carla Patrícia Alves Barbosa Centro Universitário Tiradentes https://orcid.org/0000-0001-8981-1210
  • Lara Moreira de Souza Farias Centro Universitário Tiradentes https://orcid.org/0000-0002-5431-9282
  • Theresa Cristina de Albuquerque Siqueira Centro Universitário Tiradentes
  • Genilda Leão da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Ana Flávia Rodrigues Leão Melros Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

arte, medicina, humanização.

Resumo

Introdução: A humanização da medicina por meio da arte apresenta uma alta relevância, tanto no aspecto da formação do profissional, quanto no âmbito da relação médico-paciente. Torna-se um instrumento que no seu íntimo apresenta uma profundidade e singeleza do ressignificar da prática médica. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Medicina apontam a importância de uma formação profissional que contemple as diversas dimensões da saúde (BRASIL,2014;2001). Em diversas Instituições integra-se novas experiências e metodologias ativas na matriz curricular e que tem contribuído para processos de ensino-aprendizagem mais humanísticos. São processos formativos que têm utilizados a arte e seus recursos com o fito de possibilitar no currículo médico a sensibilidade, reflexão e humanização dos estudantes. Objetivo: Identificar experiências relacionadas a inclusão da arte e os recursos artísticos na matriz curricular dos cursos de medicina com influência na temática da humanização do ensino. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, mediante aporte da literatura nas bases de dados eletrônicas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os descritores utilizados para direcionar a pesquisa foram: arte AND medicina AND humanização. Dos artigos publicados entre 2015 e 2020, foram encontrados um total de 20 artigos completos. Destes, apenas cinco foram evidenciados para a análise do estudo por se enquadrarem no objetivo proposto. Resultados:  A arte, por meio de sua sensibilidade e abrangência, pode proporcionar aos profissionais de saúde uma visão mais ampla, integrativa e humanística do indivíduo. Desenvolver atitudes profissionais por meio da arte perpassa o fato de oferecer conceitos teóricos e técnicos e implica na promoção de habilidades que possibilitam ao estudante a redescoberta de si mesmo, permitindo ressignificar sua relação com a vida e o desejo de um compromisso profissional mais humanístico. Percebe-se nas experiências, o desenvolvimento de um retrato integral do paciente sem reduzi-lo a sua queixa pontual. Dessa forma, com a utilização de recursos artísticos, contribui o profissional passa a ver o paciente com um olhar mais apurado, com habilidade de enxergar detalhes que poderão auxiliar no diagnóstico. Conclusão: A interpretação por meio da arte exige sensibilidade, imaginação e reflexão e promover estas habilidades pode ser um objetivo de aprendizagem. É preciso desenvolver e praticar habilidades e atitudes que promovam a confiança do paciente aumentando a adesão ao tratamento. Muitas lacunas do ensino podem não ser prioritariamente de ordem técnica, mas relacionadas a área de humanidades médicas. Torna-se necessário visualizar a ciência médica com perspectivas humanas e empáticas, tendo a arte como instrumento para o desenvolver de uma formação mais humana.

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Referências

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Barbosa, C. P. A., Farias, L. M. de S., Siqueira, T. C. de A., da Silva, G. L., & Leão Melros, A. F. R. (2020). EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DA MEDICINA RELACIONADAS A ARTE E HUMANIZAÇÃO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13753

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas