EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DA MEDICINA RELACIONADAS A ARTE E HUMANIZAÇÃO
Palavras-chave:
arte, medicina, humanização.Resumo
Introdução: A humanização da medicina por meio da arte apresenta uma alta relevância, tanto no aspecto da formação do profissional, quanto no âmbito da relação médico-paciente. Torna-se um instrumento que no seu íntimo apresenta uma profundidade e singeleza do ressignificar da prática médica. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Medicina apontam a importância de uma formação profissional que contemple as diversas dimensões da saúde (BRASIL,2014;2001). Em diversas Instituições integra-se novas experiências e metodologias ativas na matriz curricular e que tem contribuído para processos de ensino-aprendizagem mais humanísticos. São processos formativos que têm utilizados a arte e seus recursos com o fito de possibilitar no currículo médico a sensibilidade, reflexão e humanização dos estudantes. Objetivo: Identificar experiências relacionadas a inclusão da arte e os recursos artísticos na matriz curricular dos cursos de medicina com influência na temática da humanização do ensino. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, mediante aporte da literatura nas bases de dados eletrônicas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os descritores utilizados para direcionar a pesquisa foram: arte AND medicina AND humanização. Dos artigos publicados entre 2015 e 2020, foram encontrados um total de 20 artigos completos. Destes, apenas cinco foram evidenciados para a análise do estudo por se enquadrarem no objetivo proposto. Resultados: A arte, por meio de sua sensibilidade e abrangência, pode proporcionar aos profissionais de saúde uma visão mais ampla, integrativa e humanística do indivíduo. Desenvolver atitudes profissionais por meio da arte perpassa o fato de oferecer conceitos teóricos e técnicos e implica na promoção de habilidades que possibilitam ao estudante a redescoberta de si mesmo, permitindo ressignificar sua relação com a vida e o desejo de um compromisso profissional mais humanístico. Percebe-se nas experiências, o desenvolvimento de um retrato integral do paciente sem reduzi-lo a sua queixa pontual. Dessa forma, com a utilização de recursos artísticos, contribui o profissional passa a ver o paciente com um olhar mais apurado, com habilidade de enxergar detalhes que poderão auxiliar no diagnóstico. Conclusão: A interpretação por meio da arte exige sensibilidade, imaginação e reflexão e promover estas habilidades pode ser um objetivo de aprendizagem. É preciso desenvolver e praticar habilidades e atitudes que promovam a confiança do paciente aumentando a adesão ao tratamento. Muitas lacunas do ensino podem não ser prioritariamente de ordem técnica, mas relacionadas a área de humanidades médicas. Torna-se necessário visualizar a ciência médica com perspectivas humanas e empáticas, tendo a arte como instrumento para o desenvolver de uma formação mais humana.
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