Eficácia da Dieta Low Carb no Tratamento de Diabetes Mellitus Tipo 2: Uma Revisão da Literatura.

Autores

  • Maria Clara Lopes Cavalcante Centro Universitário Tiradentes
  • José Clenilson Vanderlei dos Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Gabriel de Sena Cabral Centro Universitário Tiradentes
  • Danielle Alice Vieira da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Maria de Lourdes da Silva Gomes de Azevedo Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Carboidratos, diabetes, doenças crônicas.

Resumo

INTRODUÇÃO: O diabetes mellitus tipo 2 (DM2), em especial, é caracterizado pela resistência à insulina, e até mesmo por uma deficiência relativa desse hormônio, consequentemente causando um descontrole dos níveis de glicose no corpo. Em indivíduos com esse agravo é comum o excesso de peso, o que corrobora para piores desfechos clínicos, já sendo evidenciado que a atenção nutricional é a chave para o tratamento do controle glicêmico nesses pacientes e nos últimos anos, tem-se discutido o uso da dieta restrita em carboidratos para essa finalidade. OBJETIVOS: Analisar os efeitos da dieta low carb no tratamento do DM2. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir de uma busca nas bases de dados eletrônicos: Scielo, PubMed e Google Scholar, publicados entre 2007 a 2020, nos idiomas inglês, português e espanhol. Os descritores utilizados foram: diabetes mellitus tipo 2 AND low carb. RESULTADOS: Foram incluídos quatro artigos. Os resultados apontam que dietas com baixo teor de carboidratos e as de baixa gordura se mostraram muito eficazes no controle do peso corporal e controle glicêmico, entretanto, as pesquisas sugerem que uma dieta baixa em carboidratos é mais eficaz em melhorar as dislipidemias associadas a resistência à insulina e à síndrome metabólica, responsáveis pelo aumento do risco de doença cardiovascular em DM2. Um dos estudos mostrou que, após 14 dias da aplicação de uma dieta com baixo carboidrato, ocorreu uma diminuição média de ingestão de energia de aproximadamente 1000 Kcal diárias e uma redução nos níveis de glicose sérica. Além disso, houve uma melhora na sensibilidade à insulina em aproximadamente 75% dos pacientes e os níveis de HbA1c reduziram, em média, de 7,3% para 6,8%, ademais, nenhum efeito adverso foi relatado. Foi evidenciado ainda que a adoção do padrão alimentar low carb contribuiu positivamente para redução no uso de medicamentos, havendo inclusive casos onde houve a remissão da doença. CONCLUSÕES: A dieta com baixo teor de carboidratos é uma boa alternativa em substituição das dietas com baixa gordura, que são empregadas aos pacientes com diabetes tipo 2, pois apesar de ambas se mostraram muito eficazes no controle glicêmico, com relação aos fatores de risco cardiovascular, a literatura mostra que dietas com baixo teor de carboidratos reduzem mais significativamente os níveis de triglicerídeos e promovem aumento no colesterol HDL. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACCURSO, A., et al. Restrição de carboidratos na dieta no diabetes mellitus tipo 2 e síndrome metabólica: tempo para uma avaliação crítica. Nutrição e metabolismo, v. 5, n. 9, p. 1-8, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1186/1743-7075-5-9>. Acesso em 22 set. 2020.

SUMMERS, C & CURTIS, K. Novel Digital Architecture of a " Low Carb Program " for Initiating and Maintaining Long-Term Sustainable Health-Promoting Behavior Change in Pacientes with Type 2 Diabetes. JMIR Diabetes, v. 5, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: <https://diabetes.jmir.org/2020/1/e15030/>. Acesso em 25 set. 2020.

TAY, J., et al. Comparison of low- and high-carbohydrate diets for type 2 diabetes management: a randomized trial. The American Journal of Clinical Nutrition, v. 102, n. 4, p. 780–790, October 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.3945/ajcn.115.112581>. Acesso em 24 set. 2020.

VALENZUELA MENCIA, J., et al . Dietas bajas en hidratos de carbono para diabéticos de tipo 2: revisión sistemática. Nutr. Hosp., Madrid , v. 34, n. 1, p. 224-234, feb. 2017. Disponível em: <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112017000100032&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 22 set. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Lopes Cavalcante, M. C., Vanderlei dos Santos, J. C., Cabral, G. de S., Vieira da Silva, D. A., & da Silva Gomes de Azevedo, M. de L. (2020). Eficácia da Dieta Low Carb no Tratamento de Diabetes Mellitus Tipo 2: Uma Revisão da Literatura. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13745

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas