Importância da Intervenção Nutricional em Pacientes Oncológicos em Cuidados Paliativos
Palavras-chave:
câncer, cuidados paliativos, terapia nutricionalResumo
INTRODUÇÃO: Cuidados paliativos podem ser definidos como um tratamento oferecido aos pacientes quando a perspectiva de cura não é mais possível, promovendo o alívio do sofrimento provocado pela doença. Em pacientes oncológicos onde a desnutrição e as disfunções metabólicas são favoráveis, a introdução da terapia nutricional é utilizada com o intuito de proporcionar um abrandamento das manifestações clínicas da doença e, por conseguinte, uma melhora na qualidade de vida. OBJETIVO: Demonstrar a importância da intervenção nutricional nos pacientes em cuidados paliativos oncológicos. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa para qual foram indexados nas bases de dados SCIELO (The Scientific Electronic Library Online), MEDLINE (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica – do inglês Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e Pubmed, os seguintes descritores: câncer AND cuidados paliativos AND terapia nutricional, obtidos pelo endereço eletrônico Descritores em Ciências da saúde (DeCS). Foram utilizados oito artigos no formato original e de revisão consultados no período de 2016 e 2020. Para a seleção das publicações, foi realizada a leitura de cada título e resumo a fim de verificar se contemplavam o tema proposto e foram excluídos aqueles que, embora citassem nutrição e oncologia, não se referenciam aos cuidados paliativos oncológicos. RESULTADOS: A intervenção nutricional objetiva oferecer assistência e suporte para o paciente e sua família no período de reabilitação do tratamento paliativo, através de condutas como introdução de suplementação e dietas brandas via enteral ou parenteral, que possibilitam ao paciente mais conforto, sensação de independência e alívio de suas sintomatologias, como processo de caquexia e perda de peso. É importante destacar que a assistência do profissional nutricionista terá efeito paliativo e não de cura, uma vez que, pacientes e familiares podem vir a ter esperança de melhora no estado do indivíduo ou que seu tempo de vida seja postergado. CONCLUSÃO: A intervenção nutricional em cuidados paliativos oncológicos é imprescindível para alívio dos sintomas, prevenção da perda de peso, melhora da ingesta alimentar e aumento da autoestima, promovendo assim, um impacto positivo na qualidade de vida do paciente em sua atual condição.
Downloads
Referências
COSTA, M. F; SOARES, J.C. Alimentar e Nutrir: Sentidos e Significados em Cuidados Paliativos Oncológicos. Revista Brasileira de Cancerologia, 215-224. Rio de janeiro, 2017.
DUARTE, E. C. P. S., et al. Assistência nutricional para os cuidados paliativos de pacientes oncológicos: uma revisão integrativa. Revista de Atenção à Saúde, v. 18, n. 64, p. 124-132, abr./jun. 2020.
GUILHERME, L. G., et al. Terapia Nutricional em pacientes oncológicos: Realidade de um hospital de referência em Pernambuco. Nutricion Clinica y Dietetica Hospitalaria, v. 40, n. 1, p. 33–39, 2020.
MAGALHÃES, E. S., et al. “Atuação do nutricionista para melhora da qualidade de vida de pacientes oncológicos em cuidados paliativos”. Arquivos de Ciências da Saúde, vol. 25, no 3, dezembro de 2018, p. 4–9.
MARCHI, S. S; GEBARA, T. Terapia nutricional paliativa na oncologia: percepções do paciente e seus familiares. Revista Saúde e Desenvolvimento. Paraná, vol. 9, n.5, Jan/jun. 60p, 2016.
MORAIS, S.R; BEZERRA, A.N; CARVALHO, N.S; VIANA, A.C.C.V. Nutrição, qualidade de vida e cuidados paliativos: uma revisão integrativa. Rev. Dor. São Paulo, abr./jun,136-140, 2016.
PINTO, I.F; CAMPOS, J.G. Os nutricionistas e os cuidados paliativos. Acta Portuguesa de Nutrição. Universidade de campinas, São Paulo, 2016
SOUSA, A. X., et al. A importância da assistência nutricional aos pacientes em cuidados paliativos: uma revisão. Anais II CONBRACIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.