SEXO NA ADOLESCÊNCIA E TABU: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL

Autores

  • Jéssica Nascimento Borba
  • Laura Ellen Silva Bezerra
  • Clara da Silva Xavier Souza
  • Lavínia Gabriela Correia dos Anjos
  • Ana Flávia Rodrigues Leão Melro

Palavras-chave:

Educação sexual, sexo e adolescente.

Resumo

Introdução: A adolescência é o período de transição no desenvolvimento biopsicossocial, englobando uma série de mudanças fisiológicas e cognitivas referentes a maturação dos caracteres sexuais secundários. Dessa forma, tais mudanças provocam intensa suscetibilidade destes indivíduos acerca de como lidar com estas mudanças frente aos paradigmas sociais, sobretudo com o despertar sexual e seus tabus, que, corriqueiramente, reprimem o acesso a informação confiável, favorecendo aos riscos reprodutivos e sexuais que podem ser mitigados com a educação sexual. Objetivo: Abordar a importância da educação sexual como ferramenta de desmistificação do tabu sobre o sexo na adolescência e suas consequências. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, cuja base de dados utilizada foi PUBMED, com os descritores: ‘’sex’’, ‘’adolescent’’ e ''sex education'', junto ao operador booleano AND, resultando em 213 artigos. Após aplicar os filtros de texto completo disponível, línguas inglesa e portuguesa, tempo (2018-2020) e da leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 7 artigos. Resultados e Discussão: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde sexual compreende um estado completo de bem-estar físico, emocional, social e mental relacionada a sexualidade, com a necessidade de experiências e abordagens positivas e não discriminatórias que reverberem na coerção do indivíduo. Diferentemente do que permeiam o senso comum, a educação sexual não compreende a “ensinar a fazer sexo”, mas a fornecer uma abordagem apropriada de acordo com a faixa etária e a inserção social do adolescente. Entende-se que o ambiente no qual o adolescente está inserido pode conter abusos sexuais, haja vista que os abusadores, em 85% dos casos são próximos da vítima e do sexo masculino. Diante desse cenário conturbado, mudanças comportamentais surgem, como problemas interpessoais, alterações na sexualidade, adoção de comportamentos sexuais de risco, dificuldades educacionais, aumento do uso de álcool e outras drogas, além do início precoce do sexo consensual, múltiplos parceiros sexuais e suscetividade à infecções sexualmente transmissíveis. Nesse viés, destaca-se a HIV entre adolescentes e jovens, em que essa população apresenta barreiras no tratamento da HIV, pois sofre com a falta de dados, criminalização da identidade, estigma, não acesso a serviços, barreiras individuais e familiares. Aliado a educação sexual falha, a gravidez na adolescência é um importante fator que pode resultar em agravos para a saúde pública, apresentando conjuntamente os seguintes riscos: baixo nível educacional e socioeconômico, bem como a falta de apoio familiar dificulta o uso de preservativos e anticoncepcionais. Conclusões: Em suma, importantes aspectos favorecem a implementação da educação sexual com o fito de prevenir a gravidez precoce, a disseminação de IST’s e a violência sexual. Para isso, tem-se a importância do apoio integral na saúde, por meio de uma equipe multidisciplinar. Além disso, pode-se fazer o uso de tecnologias de intervenções na saúde sexual a fim de obter o aumento do uso consistente de preservativo e o retardo da atividade sexual, agravos da saúde sexual na adolescência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, et. al., 2019. Childhood Sexual Abuse, Sexual Behavior, and Revictimization in Adolescence and Youth: A Mini Review. Front Psychol. 2019 v.30, n.10, p:2018. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31543854/>. Acesso 02 out. 2020.

CORNELL M, DOVEL K. Reaching key adolescent populations. Curr Opin HIV AIDS. 2018 May; v.13, n.3, p:274-280. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29432229/>. Acesso 02 out. 2020.

GOVENDER, D, NAIDOO, S, TAYLOR, M, 2018. Scoping review of risk factors of and interventions for adolescent repeat pregnancies: A public health perspective. Afr J Prim Health Care Fam Med. 2018, v.10, n.1, p: 1-10. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29943611>. Acesso em: 02 out. 2020.

LEUNG, et. al.,2019. Development of Contextually-relevant Sexuality Education: Lessons from a Comprehensive Review of Adolescent Sexuality Education Across Cultures. Int J Environ Res Public Health.,v.16, n.4, p:621. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30791604/>. Acesso 02 out. 2020.

WANG, et. al., 2019. The Relationship between Childhood Maltreatment and Risky Sexual Behaviors: A Meta-Analysis. Int J Environ Res Public Health. 2019 Sep 29; v.16, n.19, p:3666. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31569567/>. Acesso 02 out. 2020.

WIDMAN, et. al., 2018. Technology-Based Interventions to Reduce Sexually Transmitted Infections and Unintended Pregnancy Among Youth. J Adolesc Health. 2018; v.62, n.6, p:651-660. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5966833/>. Acesso em 02 out. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Borba, J. N., Silva Bezerra, L. E., da Silva Xavier Souza, C., Correia dos Anjos, L. G., & Rodrigues Leão Melro, A. F. (2020). SEXO NA ADOLESCÊNCIA E TABU: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13717

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas