MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA PESQUISA OPERACIONAL PARA TOMADA DE DECISÃO EM UMA MICROEMPRESA
Palavras-chave:
Método Simplex, Programação linear, Programação da produçãoResumo
A globalização é uma realidade que trouxe consigo variáveis mercadológicas para os processos produtivos, com isto, as margens de erros na tomada de decisões diárias devem ser cada vez menores nas empresas. Entretanto, efetuar decisões de forma assertiva não é tarefa fácil e requer métodos consolidados para auxiliar as empresas. A Pesquisa Operacional segue a premissa de utilizar métodos matemáticos para facilitar a utilização de diversos recursos da melhor maneira possível facilitando o processo de tomada de decisão das empresas. Introdução: Empresas de pequeno porte vivem diariamente desafios e dificuldades em relação a estabelecer seu espaço no mercado, competindo com empresas de grande porte e melhor estruturadas, uma vez que possuem produtos conhecidos e aprovados por diversos consumidores. Neste contexto, as microempresas não devem tomar decisões apenas com o achismo ou experiência de mercado, e, é fundamental possuir uma base sólida e assertiva para a decisão tomada. Sendo assim, a Pesquisa Operacional auxilia a trazer ganhos e redução de custos com assertividade na decisão, gerando competitividade e aumento na satisfação do cliente. Objetivos: Este trabalho tem a finalidade de aplicar a Pesquisa Operacional na programação da produção em uma microempresa localizada em Marechal Deodoro-AL, com o intuito de auxiliar na tomada de decisão por meio de métodos matemáticos. Metodologia: A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso por se tratar de um problema que ocorre em uma empresa selecionada, sendo necessário a análise dos processos produtivos para uma possível intervenção prática. Desta forma, busca-se entender profundamente um determinado caso ou um conjunto, ao analisar aspectos empresariais e produtivos. Resultados/Conclusão: Espera-se com a pesquisa possa-se traçar um direcionamento mais assertivo para os recursos da empresa que efetua a fabricação de creme de açaí, onde possui programação da produção que necessita de adequações. Pretende-se adequar os espaços nos estoques, otimizar a produção dos itens que são responsáveis por gerar maiores lucros para a empresa, por meio de técnicas matemáticas e análise das restrições do processo produtivo.Downloads
Referências
BARBOZA, A. O. Simulação e técnicas da computação evolucionária aplicadas a problemas de programação linear inteira mista. Tese de doutorado – UTFPR Programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial. 217 f. Curitiba: [s/n], 2005.
BATALHA, M. O. Gestão agroindustrial: GEPAI: Grupo de estudos e pesquisas agroindustriais. 5º ed. São Paulo: Atlas 2009.
CAXIETA-FILHO, J. V. Pesquisa operacional: técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais – São Paulo: Atlas, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200p.
HILLIER, Frederick S.; LIEBERMAN, Gerald. J. Introdução à Pesquisa Operacional. 9º ed. São Paulo: Editora Bookman, 2013.
LEITE, C. E.. A programação linear utilizada na otimização de retorno de débitos de clientes inadimplentes em concessionárias de energia elétrica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 29. 2009, Salvador. A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão. Salvador: Enegep, 2009. p. 1 - 12.
LOESCH, C; HEIN, N. Pesquisa Operacional: fundamentos e modelos. Ed. Saraiva. 1ª Edição. 2ª tiragem. 2011.
MEDEIROS, da Silva Ermes. Pesquisa operacional para os cursos de administração e engenharia: programação linear: simulação. 5º ed. – São Paulo: Atlas, 2017.
OLIVEIRA, Renata Melo e Silva de, et al. Engenharia de Produção: tópicos e aplicações. – Belém: EDUEPA, 2010. 248 p.: il.; 21 cm Volume 1.
PASSOS, E. J. P. F. Programação Linear como Instrumento da Pesquisa Operacional – SÃO PAULO: EDITORA ATLAS S.A. – 2008
RAGSDALE, Clift T. Modelagem e Análise de Decisão. 6ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
TAHA, A. T. Pesquisa operacional. 8º edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 290p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.