A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO REMOTO PARA A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE PÓS-COVID

Autores

  • Edivan Claudino Soares da Silva CENTRO UNIVERSITARIO TIRADENTES - AL

Resumo

RESUMO: Introdução: A discussão sobre o ensino remoto é uma temática em pauta na atualidade. Obedecendo aos Decretos que estabelecem o isolamento social, instituições buscaram medidas para a continuidade das aulas. Por meio das tecnologias da informação e da comunicação, os/as estudantes, em isolamento social, continuaram os estudos de forma remota. Objetivo: Trazer uma reflexão acerca das estratégias de ensino remoto e a contribuição para a educação na sociedade pós-COVID. Metodologia: O estudo de abordagem qualitativa, foi realizado de forma exploratória, com levantamento bibliográfico sobre a temática. Resultados: Observa-se que o ensino remoto não é educação à distância, posto que a educação à distância tem legislação própria e propósitos e operacionalidades diferentes. Essa nova forma de ensino também não deve ser entendida como ensino on-line. Considerando a exclusão digital no Brasil, a modalidade on-line não pode atender a demanda das camadas populares da sociedade, provocando, assim, uma prática excludente. O ensino remoto, por ser uma estratégia de ensino nova, é tido como uma adaptação metodológica do ensino presencial para realização de aulas em ambientes digitais, com aula em tempo real e mobilizando estratégias metodológicas. Diante da situação de pandemia, em que a educação teve que rever suas formas de ensino-aprendizagem, algumas contribuições poderão colaborar para a educação na sociedade pós-COVID. Uma dessas contribuições é a adaptação às novas demandas, uma vez que os profissionais têm que se inserir em um novo mundo, o digital, necessitando de formação para o uso das tecnologias da informação e da comunicação na educação. Outra contribuição que pode colaborar com a educação nesta nova realidade é a questão do repensar de práticas pedagógicas. para o uso de diferentes recursos metodológicos e, por fim, a necessidade de criar políticas públicas de inclusão digital para promover a inclusão social.

Conclusão(ões): Observa-se que o ensino remoto é uma estratégia de ensino nova e que deixará alguns elementos que contribuirão para a educação: adaptação às novas demandas; formação para o uso das tecnologias; necessidade de políticas de inclusão digital; e o repensar da prática pedagógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Soares da Silva, E. C. (2020). A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO REMOTO PARA A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE PÓS-COVID. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13713

Edição

Seção

Seminário Interdisciplinar de Pós-graduação da Unit