A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO REMOTO PARA A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE PÓS-COVID
Resumo
RESUMO: Introdução: A discussão sobre o ensino remoto é uma temática em pauta na atualidade. Obedecendo aos Decretos que estabelecem o isolamento social, instituições buscaram medidas para a continuidade das aulas. Por meio das tecnologias da informação e da comunicação, os/as estudantes, em isolamento social, continuaram os estudos de forma remota. Objetivo: Trazer uma reflexão acerca das estratégias de ensino remoto e a contribuição para a educação na sociedade pós-COVID. Metodologia: O estudo de abordagem qualitativa, foi realizado de forma exploratória, com levantamento bibliográfico sobre a temática. Resultados: Observa-se que o ensino remoto não é educação à distância, posto que a educação à distância tem legislação própria e propósitos e operacionalidades diferentes. Essa nova forma de ensino também não deve ser entendida como ensino on-line. Considerando a exclusão digital no Brasil, a modalidade on-line não pode atender a demanda das camadas populares da sociedade, provocando, assim, uma prática excludente. O ensino remoto, por ser uma estratégia de ensino nova, é tido como uma adaptação metodológica do ensino presencial para realização de aulas em ambientes digitais, com aula em tempo real e mobilizando estratégias metodológicas. Diante da situação de pandemia, em que a educação teve que rever suas formas de ensino-aprendizagem, algumas contribuições poderão colaborar para a educação na sociedade pós-COVID. Uma dessas contribuições é a adaptação às novas demandas, uma vez que os profissionais têm que se inserir em um novo mundo, o digital, necessitando de formação para o uso das tecnologias da informação e da comunicação na educação. Outra contribuição que pode colaborar com a educação nesta nova realidade é a questão do repensar de práticas pedagógicas. para o uso de diferentes recursos metodológicos e, por fim, a necessidade de criar políticas públicas de inclusão digital para promover a inclusão social.
Conclusão(ões): Observa-se que o ensino remoto é uma estratégia de ensino nova e que deixará alguns elementos que contribuirão para a educação: adaptação às novas demandas; formação para o uso das tecnologias; necessidade de políticas de inclusão digital; e o repensar da prática pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.