AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ENDODONTISTAS EM RELAÇÃO A PACIENTES HEMOFÍLICOS.

Autores

Palavras-chave:

Hemofilia, Odontologia, tratamento endodôntico.

Resumo

Introdução: Definida como uma doença genética e hemorrágica, a hemofilia é identificada clinicamente pelo sangramento excessivo e por demandar um tempo maior para formação do coágulo, devido a deficiência dos fatores de coagulação que são necessários para formação do coágulo sanguíneo. Essa condição requer um tratamento envolvendo diversas áreas da saúde, incluindo a Odontologia, uma vez que a cavidade oral é bastante vascularizada predispondo a região a situações de sangramento. Todavia, vale destacar que por vezes muitos desses indivíduos acabam que negligenciando sua higiene bucal decorrente do medo de apresentar sangramentos durante a escovação e o uso do fio dental. Objetivo: Realizar uma avaliação do conhecimento dos endodontistas, cadastrados no setor público, em relação a hemofilia e aos cuidados e manejo do tratamento endodôntico em pacientes hemofílicos. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa, realizada com cirurgiões-dentistas, endodontistas, da Secretaria Municipal de Saúde em atividade nas Unidades de Saúde Básica da cidade de Maceió, através de um questionário contendo informações pessoais e seis perguntas quanto ao conhecimento desses profissionais sobre hemofilia e o manejo em caso de haver necessidade de tratamento endodôntico. Resultados: De acordo com os resultados foi possível constatar que a totalidade dos profissionais tem ciência do que se trata a doença, mesmo que de forma rasa e objetiva, o que é benéfico, principalmente na assistência ofertada, visto que, a frequência mensal encontrada de pacientes hemofílicos na rede pública varia entre 5 a 15 indivíduos por mês. A respeito da oportunidade de prestar assistência a esses portadores, 57,14% afirmaram já ter atendido e 42,86% que não, aos que responderam que sim, assinalaram que em média de 5 (cinco) hemofílicos chegaram a necessitar de procedimento endodôntico. Com isso, a fim de avaliar se os profissionais sabiam algo a respeito das peculiaridades que envolvem o protocolo de tratamento desses pacientes, sendo perguntado se o profissional julgava necessário algum procedimento ou conduta diferenciada, 25,00%, afirmaram que não e 75,00% que sim, desses que julgaram necessário, 100% dos voluntários responderam que a solicitação de exame sanguíneo é necessário e 28,57%, acham que além do sanguíneo deve-se pedir também exames glicêmico. Conclusão: Apesar dos endodontistas saberem a definição da hemofilia, 25% julgaram que não há necessidade de cuidados especiais durante os procedimentos com esses portadores, o que sugere falta de conhecimento a respeito das particularidades que o grupo carece durante os procedimentos, contudo se faz necessários outros estudos e projeto de um protocolo com os cuidados e manejos, proporcionando maior segurança aos profissionais e hemofílicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção a Saúde; Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de atendimento odontológico a pacientes com coagulopatias hereditárias. Brasília : Ministério da Saúde, 2015, 40 p.

MARTINEZ-SANCHEZ, Lina María et al . Hemofilia: abordaje diagnóstico y terapéutico. Revisión bibliográfica. Rev. Fac. Nac. Salud Pública, Medellín , v. 36, n. 2, p. 85-93, Aug. 2018 .

SOUZA, Lucas Lacerda de et al . Drug protocols for patients with special needs: a review of the literature. RGO, Rev. Gaúch. Odontol., Campinas, v. 66, n. 1, p. 77-81, Jan. 2018.

CANO-FRANCO, Meliza Andrea; ORTIZ-ORREGO, Gustavo Eduardo; GONZALEZ- ARIZA, Sandra Elizabeth. Cuidado odontológico de pacientes con trastornos hereditarios de la coagulación. CES odontol., Medellìn , v. 30, n. 1, p. 30-40, June 2017 .

NGOC, Vo Truong Nhu; VAN NGA, Trinh Do; CHU, Dinh-Toi; ANH, Le Quynh. Pulpotomy management using laser diode in pediatric patient with severe hemophilia A under general anesthesia—A case report. Spec Care Dentist, v.38, n.3, p.155-159, 2018.

RODRIGUES, Larycia Vicente et. al. Factors Associated with Toothache in Patients Affected by Hereditary Coagulopathies. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, 17(1):e3699. 2017.

CORACIN, Fabio L.. Importância da condição de saúde bucal em pacientes hemofílicos. Rev. Bras. Hematol. Hemoter., São José do Rio Preto , v. 30, n. 2, p. 86, Apr. 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842008000200002&lng=en&nrm=iso>. access on 27 May 2020. https://doi.org/10.1590/S1516-84842008000200002.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Guerra, N. M., Pimentel, L. V., & Vasconcelos, R. A. (2020). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ENDODONTISTAS EM RELAÇÃO A PACIENTES HEMOFÍLICOS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13698

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas