EXPERIÊNCIAS CURRICULARES DA MEDICINA RELACIONADAS A ARTE E HUMANIZAÇÃO.
Palavras-chave:
Arte, Medicina, Humanização.Resumo
Introdução: A humanização da medicina por meio da arte apresenta uma alta relevância, tanto no aspecto da formação do profissional, quanto no âmbito da relação médico-paciente. Torna-se um instrumento que no seu íntimo apresenta uma profundidade e singeleza do ressignificar da medicina. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina apontam a importância de uma formação profissional que contemple as diversas dimensões da saúde. Em diversas Instituições integra-se novas experiências e metodologias ativas na matriz curricular e que tem contribuído para os processo de ensino-aprendizagem mais humanístico. Emerge, neste contexto relacionado a formação médica, a necessidade de conhecer em quais processos formativos têm utilizados a arte e seus recursos com o fito de possibilitar no currículo médico a sensibilidade e a humanização dentro da graduação. Objetivos: Identificar como as concepções relacionadas à abordagem da arte e os recursos artísticos utilizados apresentam evidências em relação a experiências metodológicas na matriz curricular dos cursos de medicina com influência na temática da humanização do ensino. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, mediante aporte da literatura das seguintes bases de dados eletrônicas: Biblioteca Virtual em Saúde(BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os descritores utilizados para direcionar a pesquisa foram: art AND medicine AND humanization. Selecionando-se os artigos publicados entre 2015 e 2020, com um total de 20 encontrados. Destes, apenas 8 foram evidenciados para a análise do estudo por se enquadrarem no objetivo proposto. Resultados: A arte, por meio de sua sensibilidade e abrangência, pode proporcionar aos profissionais de saúde uma visão mais ampla, integrativa e humanística do indivíduo. Desenvolver atitudes profissionais por meio da arte perpassa o fato de oferecer conceitos teóricos e técnicos e implica na promoção de habilidades que possibilitam ao estudante a redescoberta de si mesmo, permitindo ressignificar sua relação com a vida e o desejo de um compromisso profissional mais humanístico. A ideia central, é que as faculdades de Medicina desenvolvam nos alunos a formação de um retrato integral do paciente e não apenas avaliar sua queixa pontual. Dessa forma, com a ajuda da arte, o médico passa a ver o doente com um olhar mais apurado, a lidar com as incertezas e a enxergar detalhes que poderão auxiliar no diagnóstico. Conclusão: A medicina exige sim o conhecimento científico, mas este por si só não é suficiente para aliviar o sofrimento humano. É preciso, também, desenvolver e praticar habilidades e atitudes para ganhar a confiança do paciente e aumentar sua adesão ao tratamento. Diante disso, percebe-se que as insuficiências não são prioritariamente de ordem técnica, mas humana. E isto porque de alguma forma, torna-se necessário visualizar a ciência médica com perspectivas humanas e empáticas, sendo a utilização da arte como componente das Diretrizes Curriculares Nacionais um excelente método para desenvolver a humanização da medicina.
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Referências
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº3 de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União. Brasília,
JUNIOR RFA, SEVERI R, MOSER LD, MATTOS SS. A Arte no Ensino da Cardiologia: Relato da Experiência do Uso de Massas Moldáveis no Aprendizado da Anatomia Normal e Patológica do Coração. Revista Brasileira de Educação Médica, 2018.
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