CIDADES, ESPAÇOS PÚBLICOS E COMPORTAMENTO: DISCUSSÕES SOBRE O CENÁRIO URBANO NO CONTEXTO DE PANDEMIA GLOBAL

Autores

Palavras-chave:

Cidades, espaço público, pandemia.

Resumo

Introdução: Este estudo surge em meio ao contexto de crise da pandemia do vírus (COVID-19), apesar de ainda estarmos enfrentando um momento bastante difícil, as leis governamentais implantaram medidas flexíveis adotando um novo tipo de distanciamento social, controlado. Após as pessoas passarem um prolongado tempo isolado em suas casas, a vontade de sair tem sido bem assídua e tal cenário vem refletindo na intensificação do uso dos espaços públicos nas cidades. Tal cenário vem causando diversas discussões sobre os usos das cidades, em específico dos espaços públicos e comuns, trazendo à tona discussões sobre o meio urbano e uma nova configuração de uso que vem com o distanciamento social. Novos hábitos foram necessários para controle do mesmo, tais medidas, inclusive, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o uso de máscaras, disponibilidade de álcool em gel nas entradas dos estabelecimentos, lavagem  das mãos com água e sabão, estimulando a higienização constante. É certo que todos esses acontecimentos, modificaram totalmente o comportamento de cada indivíduo. De acordo com a autora Barbosa (2020) a pandemia alterou o modo de viver das pessoas, ocasionando a sensação de perda de noção de tempo e o fenômeno tem até nome: distorção temporal.
Objetivos: Tem como objetivo abordar o novo cenário de vida urbana nas cidades durante a pandemia e a ascensão do uso dos espaços livres e públicos como opção de lazer e distração.  Metodologia: Para o desenvolvimento desta pesquisa, o estudo se deu através de revisões bibliográficas para a obtenção de informações, com a análise qualitativa das informações, base em artigos, livros e a pesquisa de campo. Resultados e Conclusões: Diante do exposto, pode-se concluir que o espaço urbano tem sido uma ferramenta opcional de refúgio e entretenimento, após o início da flexibilização, vem sendo uma alternativa de uso de espaços mais abertos. Sendo assim, o espaço público assume uma possibilidade de reflexão sobre o novo modo de vida, uma vez os horários passam a ser mais livres, por conta da realização das atividades em sua maioria em casa, ou por home office, deixando de lado o deslocamento diário. Devido às mudanças no cenário atual, é comum que haja dispersão da realidade, isto é, as pessoas acabam perdendo a “noção do tempo”, tal ação gera uma distorção temporal que desordena o controle diário e acaba permitindo a sensação de que o tempo está mais lento do que o habitual. Como consequência desse cenário, o uso dos espaços públicos se intensificou, acarretando uma maior valorização das ferramentas urbanas, locais esses, que tem justamente o objetivo de incentivar as trocas e relações humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Lima da Silva, Centro Universitário Tiradentes

Arquitetura e Urbanismo

Emanuela Macena Gomes, Centro Universitário Tiradentes

Arquitetura e Urbanismo

Ana Caroline Santos de Jesus, Centro Universitário Tiradentes

Arquitetura e Urbanismo

Kathleen Christi Alves, Centro Universitário Tiradentes

Arquitetura e Urbanismo

Referências

BARBOSA, Aline. Atenção: a pandemia pode estar afetando sua percepção de tempo: Especialistas alertam que o isolamento social traz a sensação de perda de noção de tempo e o fenômeno tem até nome: distorção temporal. Saiba como melhorar esse comportamento. Consumidor Moderno, [S. l.], 11 abr. 2020. Disponível em: https://www.consumidormoderno.com.br/2020/05/11/nocao-tempo-afetada-pandemia-coronavirus/. Acesso em: 30 set. 2020.

BEZERRA, Mariana Andrade; JÚNIOR, Moisés Ferreira Cunha. Cidades, espaços públicos e comportamento: discussões sobre o cenário urbano no contexto de pandemia global. Observatoriodasmetropoles, [S. l.], 11 jun. 2020. Disponível em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/cidades-espacos-publicos-e-comportamento-discussoes-sobre-o-cenario-urbano-no-contexto-de-pandemia-global/. Acesso em: 30 set. 2020.

ESPAÇOS Públicos: 10 princípios para conectar as pessoas e a rua. Portal Aprendiz, [S. l.], 18 maio 2018. Disponível em: https://portal.aprendiz.uol.com.br/2018/05/18/espacos-publicos-10-principios-para-conectar-pessoas-e-rua/. Acesso em: 30 set. 2020.

MARTINS, Monica Dias. A pandemia expõe de forma escancarada a desigualdade social. CLACSO, [S. l.]. Disponível em:

https://www.clacso.org/pt/a-pandemia-expoe-de-forma-escancarada-a-desigualdade-social/. Acesso em: 29 set. 2020.

PANDEMIA impulsiona busca por estilo de vida e hábitos saudáveis: Pesquisas evidenciam como o covid-19 está afetando o estilo de vida e comportamento dos brasileiros. O ESTADO, Imperatriz, 29 set. 2020. Disponível em:

https://imirante.com/oestadoma/noticias/2020/09/29/pandemia-impulsiona-busca-por-estilo-de-vida-e-habitos-saudaveis/. Acesso em: 29 set. 2020.

RENAN Filho diz que vai manter Maceió na fase azul e interior na fase amarela: Governador falou nesta quinta-feira sobre as fases do distanciamento social controlado. Avaliação é de que não é o momento adotar nova flexibilização. G1, Alagoas, 10 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2020/09/10/renan-filho-diz-que-vai-manter-maceio-na-fase-azul-e-interior-na-fase-amarela.ghtml. Acesso em: 29 set. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

da Silva, A. L., Gomes, E. M., Santos de Jesus, A. C., & Alves, K. C. (2020). CIDADES, ESPAÇOS PÚBLICOS E COMPORTAMENTO: DISCUSSÕES SOBRE O CENÁRIO URBANO NO CONTEXTO DE PANDEMIA GLOBAL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13672

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas