A imaginologia no diagnóstico do câncer de mama triplo negativo

Autores

  • Maria Vilar Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Câncer de mama, triplo negativo, imaginologia.

Resumo

Introdução: O câncer de mama triplo negativo (TN) está associado à idade da paciente, quanto mais jovem maior o tamanho do tumor, apresentando características histopatológicas agressivas, sendo o diagnóstico precoce do câncer de mama TN crucial em virtude do mau prognóstico. O conhecimento da aparência ultrassonográfica dos cânceres de mama, suas possíveis variações determinadas pela biologia do tumor, e de suas características na ressonância magnética, são importantes para minimizar o diagnóstico incorreto e auxiliar na terapia neoadjuvante. Algumas vantagens do uso da imaginologia durante a quimioterapia neoadjuvante e a avaliação pré-operatória da carga residual do tumor foram essenciais para o planejamento da extensão da cirurgia e para prever seu prognóstico.Metodologia: O estudo é uma revisão bibliográfica com base as fontes de dado PUBMED e BVS, sendo os critérios de inclusão: Texto completo grátis,revisão, revisão sistemática, humanos, pertencer ao inglês ou português e data de publicação de até 5 anos. Assim, somado aos descritores câncer de mama triplo negativo e mamografia em inglês,foi encontrado no PUBMED 8 artigos e no BVS 39 artigos,sendo 16 excluídos no BVS por distanciamento do tema.Assim totalizando 31 artigos utilizados.Objetivo: Analisar a contribuição da imaginologia para o diagnóstico do câncer de mama triplo negativo.Resultados e discussão: As características da ultrassonografia (USG) estão fortemente associadas ao subtipo molecular, grau histológico e status do receptor hormonal do tumor, ajudando a diferenciar o câncer de mama triplo negativo do não triplo negativo de uma maneira não invasiva. A USG é realizado convencionalmente para determinar os efeitos da quimioterapia neoadjuvante no câncer de mama. Já a tomografia computadorizada (TC) pode ser usada para estadiamento de câncer de mama triplo-negativo e verificar a presença de lesões ocultas. A mamografia em pacientes com câncer de mama triplo-negativo apresentaram densidade percentual inferior e área densa em comparação ao não negativo.  E por fim na ressonância magnética (RM) identifica lesões remanescentes, tendo em vista que na sua ausência o pré-operatório e a presença de tecido mamário denso na mamografia estão associados a risco de recorrência em pacientes com câncer de mama triplo-negativo. Conclusão: Com esse estudo, foi concluído que a imagiologia surge como uma potencial fonte de auxílio em diversas vertentes da terapia oncológica mamária, principalmente no diagnóstico. Logo, é pertinente lançar mão de inovações e novas tecnologias na área, para dessa forma maximizar a capacidade do estudo de imagem na suplementação ao estudo clínico diagnóstico.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGULO,Aguila, Et al.Caracterização de cânceres de mama invisíveis em mamografia digital e tomossíntese: correlação radiopatológica.Radiologia,Elsevier,Vol. 59, n. 6,p. 511-515 ,setembro 2017.Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-radiologia-119-linkresolver-caracterizacion-canceres-mama-sintomaticos-invisibles-S0033833817301352>. Acessado em : 02 outubro 2020.

LEE, jeeyeon, et al. O papel da ressonância magnética (RM) de mama pré-operatória na decisão cirúrgica em pacientes com câncer de mama triplo-negativo.Jornal de oncologia cirúrgica,v. 113,n. 1,p12-16,dezembro 2015.Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jso.24102>. Acessado em : 02 outubro 2020.

SHAITELMAN,simona,et al.Papel da ultrassonografia de bacias nodais regionais no estadiamento do câncer de mama triplo-negativo e implicações para o tratamento local-regional.Jornal Internacional de Oncologia de Radiação, Biologia e Física,investigação clínica,v. 93 n. 1 p.102-119,maio 2015 Disponível em: <https://www.redjournal.org/article/S0360-3016(15)00519-2/fulltext>. Acessado em : 02 outubro 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Vilar, M. (2020). A imaginologia no diagnóstico do câncer de mama triplo negativo. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13670

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas