MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA DO ESTUDANTE DE MEDICINA - ONLINE

Autores

  • Natália Costa Larré unit alagoas
  • Claudia Patricia da Silva Gois
  • Camilla da Costa Pimentel Sampaio
  • Laurie de Sá Araújo da Costa

Palavras-chave:

acolhimento, medicina, tutoria.

Resumo

Introdução: O “Manual de Sobrevivência do Estudante de Medicina - Online” oportuniza ao estudante conhecer sobre a tutoria e já iniciar o curso como agente ativo e ao comitê local recepcionar os calouros, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, seguindo a ideia do PROBLEM BASED LEARNING (PBL). Objetivos: Promover o acolhimento e a interação dos mais novos acadêmicos de medicina da instituição, respondendo suas dúvidas e oportunizando o diálogo com os veteranos. Recepcionar os calouros, direcioná-los e explicá-los a metodologia PBL através de uma simulação de tutoria. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência. Inicialmente, a ação foi desenhada de modo a contar com a orientação do professor Renato Jabour, o qual foi responsável por treinar os veteranos sobre como sediar uma tutoria de qualidade. Posteriormente, houve a divulgação do evento por meio de redes sociais. No dia da ação, em 7 de julho de 2020, os alunos organizadores, compostos por membros do Medicina Proativa UNIT AL e do Centro Acadêmico, se dispuseram em salas na plataforma “Google Meet” para receber os inscritos. Na ocasião, os ingressos puderam ter a experiência e compreender a dinâmica de um grupo tutorial, pilar da metodologia PBL utilizada na instituição. Ademais, foi possível aos novatos tirarem suas dúvidas e minorar ansiedades relativas ao início das aulas.   Resultados e discussão:  Observou-se que a maioria era do sexo feminino e alunos do primeiro período do Centro Universitário Tiradentes. O presente trabalho teve o intuito de promover o acolhimento e entendimento do método PBL pelos alunos ingressantes, para que houvesse uma melhor adaptação à faculdade, melhorando seu aprendizado, pois há uma dificuldade inicial dos alunos em compreenderem essa metodologia, a qual é ativa e se diferencia nesse aspecto do modelo tradicional Assim, tal atividade é imprescindível para facilitar a compreensão do papel ativo do aluno em um método em que o professor é apenas um facilitador da aprendizagem. Ademais, encorajou os novos alunos a questionarem e a se engajarem no modo de ensino, oportunizando o acolhimento. Conclusões: A presente atividade mostrou-se proveitosa ao simular a tutoria e diminuir os anseios dos calouros em iniciar as suas vidas acadêmicas. Pontua-se também que a referente ação admitiu caráter integrativo ao proporcionar o contato entre veteranos e calouros, de modo a contemplar o compartilhamento de experiências e criar um ambiente universitário acolhedor, principalmente no período de isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Cadernos de Atenção Básica: Diretrizes do NASF. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

ENDO, R. et al. Extensão universitária na atualidade: a IFMSA Brazil como foco. São Paulo: Rev Med, abr.-jun. 2015; 94(2):81-6.

ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luís Roberto de Camargo. Aprendendo com PBL: aprendizagem baseada em problemas: relato de uma experiência em cursos de engenharia da EESC-USP. Rev. Minerva, São Carlos, v. 6. n. 1, p. 23-30, jan./abr. 2009.

JEZINE E. As práticas curriculares e a extensão universitária. Anais do 2° congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 17 set 2004.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Costa Larré, N., da Silva Gois, C. P., da Costa Pimentel Sampaio, C., & de Sá Araújo da Costa, L. (2020). MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA DO ESTUDANTE DE MEDICINA - ONLINE. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13668

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas