MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA DO ESTUDANTE DE MEDICINA - ONLINE
Palavras-chave:
acolhimento, medicina, tutoria.Resumo
Introdução: O “Manual de Sobrevivência do Estudante de Medicina - Online” oportuniza ao estudante conhecer sobre a tutoria e já iniciar o curso como agente ativo e ao comitê local recepcionar os calouros, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, seguindo a ideia do PROBLEM BASED LEARNING (PBL). Objetivos: Promover o acolhimento e a interação dos mais novos acadêmicos de medicina da instituição, respondendo suas dúvidas e oportunizando o diálogo com os veteranos. Recepcionar os calouros, direcioná-los e explicá-los a metodologia PBL através de uma simulação de tutoria. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência. Inicialmente, a ação foi desenhada de modo a contar com a orientação do professor Renato Jabour, o qual foi responsável por treinar os veteranos sobre como sediar uma tutoria de qualidade. Posteriormente, houve a divulgação do evento por meio de redes sociais. No dia da ação, em 7 de julho de 2020, os alunos organizadores, compostos por membros do Medicina Proativa UNIT AL e do Centro Acadêmico, se dispuseram em salas na plataforma “Google Meet” para receber os inscritos. Na ocasião, os ingressos puderam ter a experiência e compreender a dinâmica de um grupo tutorial, pilar da metodologia PBL utilizada na instituição. Ademais, foi possível aos novatos tirarem suas dúvidas e minorar ansiedades relativas ao início das aulas. Resultados e discussão: Observou-se que a maioria era do sexo feminino e alunos do primeiro período do Centro Universitário Tiradentes. O presente trabalho teve o intuito de promover o acolhimento e entendimento do método PBL pelos alunos ingressantes, para que houvesse uma melhor adaptação à faculdade, melhorando seu aprendizado, pois há uma dificuldade inicial dos alunos em compreenderem essa metodologia, a qual é ativa e se diferencia nesse aspecto do modelo tradicional Assim, tal atividade é imprescindível para facilitar a compreensão do papel ativo do aluno em um método em que o professor é apenas um facilitador da aprendizagem. Ademais, encorajou os novos alunos a questionarem e a se engajarem no modo de ensino, oportunizando o acolhimento. Conclusões: A presente atividade mostrou-se proveitosa ao simular a tutoria e diminuir os anseios dos calouros em iniciar as suas vidas acadêmicas. Pontua-se também que a referente ação admitiu caráter integrativo ao proporcionar o contato entre veteranos e calouros, de modo a contemplar o compartilhamento de experiências e criar um ambiente universitário acolhedor, principalmente no período de isolamento social.
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Referências
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