SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE ACOMETIDO.

Autores

Palavras-chave:

síndrome do túnel do carpo, nervo mediano, punho.

Resumo

Introdução: Síndrome do túnel do carpo (STC) é uma patologia ocasionada pela compressão do nervo mediano no punho. Apresenta-se como a mais frequente síndrome compressiva e de origem, principalmente, idiopática ou laboral. Túnel do carpo é um canal que corresponde a passagem do nervo mediano originado na região do antebraço e perpassa pela mão por meio de um canal osteofibroso estreito que aloja também os tendões responsáveis pela movimentação dos dedos da mão. Este nervo controla a sensibilidade da palma dos dedos da mão (exceto do dedo mínimo) e também controla impulsos para os músculos que movimentam o polegar. Esta compressão acontece por diminuição do espaço do canal ou por aumento de volume das estruturas que ele protege, como por exemplo a inflamação dos tendões que passam pelo canal junto com o nervo mediano. Objetivos: Analisar como a Síndrome do Túnel do Carpo pode influenciar na qualidade de vida do paciente. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos publicados no período entre 2015 e 2020 nas bases de dados Pubmed e SciELO. Na análise, foram utilizados os seguintes descritores: "Carpal tunnel syndrome" AND "median nerve" AND physiology. Foram encontrados 67 artigos, somente 7 se enquadraram no objetivo do estudo, por apresentarem texto completo grátis e relação com a temática. Resultados: A síndrome do Túnel do Carpo interfere na qualidade de vida dos seus portadores, podendo constituir-se como causas de invalidez precoce ou ausência ao trabalho por acometimento da doença. A dor e a diminuição da força muscular são sintomas comuns neste tipo de distúrbios alterando as rotinas de trabalho ou lazer e interferindo em maior ou menor grau com a realização de atividades da vida diária. Dentre as neuropatias do membro superior a STC apresenta-se como a mais frequente. O nervo mediano, comprimido ao longo da passagem pelo aumento de pressão ou estruturas adjacentes, compromete a inervação dos pronadores do antebraço, dos flexores profundos dos dedos e dos oponentes e abdutores do polegar interferindo na realização de atividades que exigem precisão e força como alimentação, vestir e despir, higiene e conforto, escrita, atividades laborais ou de lazer. Conclusão: Diante disso, destaca-se a importância de abordar sobre esta síndrome e tê-la como diagnóstico principal em casos de síndrome compressiva dos membros superiores, pois seus efeitos e consequências podem ser amenizados ou até mesmo sanados mediante sua descoberta e utilização do método adequado para tratamento, seja mudança de hábitos diários que visem solucionar a problemática sem contribuição farmacológica ou até descompressão cirúrgica, que possibilita uma melhor qualidade de vida para o paciente com acometimento da Síndrome do Túnel do Carpo.

Palavras-chave: síndrome do túnel do carpo, nervo mediano, punho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

El-Helaly M, Balkhy HH, Vallenius L. Carpal tunnel syndrome among laboratory technicians in relation to personal and ergonomic factors at work. J Occup Health. 2017 Nov 25; 59(6):513-520. doi: 10.1539/joh.16-0279-OA. Acess in: September 2020. Avaiable in: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5721273/.

Fonseca JCB, Frazão IMS, Pimenta MM, Monteiro RPA, Almeida ZRP. Análise do desempenho ocupacional de pacientes com síndrome do túnel do carpo. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro. 2019. v.3(1): 65-75. Acess in: September 2020. Avaiable in: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S259531922020005009204&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

Newington L, Harris EC, Walker-Bone K. Carpal tunnel syndrome and work. Best Pract Res Clin Rheumatol. 2015 Jun; 29(3):440-53. doi: 10.1016/j.berh.2015.04.026. Acess in: September 2020. Avaiable in:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmid/26612240/.

Wipperman J, Goerl K. Carpal Tunnel Syndrome: Diagnosis and Management. Am Fam Physician. 2016 Dec 15; 94(12):993-999. PMID: 28075090. Acess in: September 2020. Avaiable in: https://www.aafp.org/afp/2016/1215/p993.html.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Barbosa, C. P. A. (2020). SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE ACOMETIDO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13655

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas