A DOR ÓSSEA EM PACIENTES PORTADORES DA DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO.

Autores

  • Ane Beatriz Teixeira Barbosa Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Dor musculoesquelética, diálise renal, doença renal crônica.

Resumo

Ane Beatriz Teixeira Barbosa1 (Graduanda-Unit), e-mail:  anebeatriz53@gmail.com;

Kívia Millena Gonçalves Luna1 (Graduanda-Unit), e-mail: millenaluna11@gmail.com;

 Luciana de Melo Mota 1 (Orientadora), e-mail:lummota@hotmail.com.

RESUMO: Introdução: A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função renal causada principalmente por outras doenças de fácil diagnóstico e alta prevalência, como a diabetes mellitus e a hipertensão arterial. Vários acometimentos no indivíduo em seus sistemas orgânicos podem acontecer de maneira secundária a esta patologia, dentre estas complicações, a óssea, é uma das que mais interferem na qualidade de vida dos pacientes em tratamento hemodialítico. O Distúrbio mineral e ósseo (DMO-DRC) é caracterizado como alterações no metabolismo mineral e ósseo, referente a homeostase do cálcio, fósforo, calcitriol e paratormônio na Insuficiência Renal Crônica (IRC) o que ocasiona diversas alterações. Objetivo: Analisar a dor óssea em pacientes renais crônicos submetidos ao tratamento hemodialítico. Métodos: A busca integrativa desse estudo foi realizada através das bases de dados, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), incluindo artigos em inglês e português, utilizando os descritores: dor musculoesquelética, diálise renal e doença renal crônica, entre os anos de 2010 a 2020. Foram excluídos títulos e resumos que não abordassem o tema proposto. Resultados: Os artigos constataram que a maioria dos pacientes submetidos ao tratamento hemodialítico são os do sexo masculino, acima dos 50 anos de idade, que tiveram o início das dores ósseas nas primeiras sessões de hemodiálise, sendo as mais frequentes na região das pernas, coluna lombar, antebraços, ombros, cotovelos e abdômen, mãos, punhos, pescoços, pelve e pés, dores que vão de insuportáveis a moderada e leve. Para o alívio das dores relatam fazer uso de compressas frias e mornas, massagens de conforto, repouso, como também, o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e ansiolíticos. Conclusão: A presente revisão integrativa identificou que existem poucas evidências mostrando a respeito da dor óssea nos pacientes que estão submetidos ao tratamento de diálise, contudo, os resultados apresentaram que a dor óssea traz sobremaneira um impacto negativo nas saúdes desses indivíduos comprometendo a qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

VIDES, M.C.; MARTIS, M.R.I. Avaliação da dor óssea em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise. Revista Dor, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 245-249, jul/set 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132017000300245&lang=pt>. Acesso em: 28 set. 2020.

SILVA, F.S., et al. Avaliação da dor óssea em pacientes renais crônicos com distúrbio mineral. Rev. Enferm UFPE online, Recife, v. 7, n. 5, p. 1406-1411, mai. 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2020.

MARQUES, V.R., et al. Avaliação da intensidade da dor de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. Revista Dor, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 96-100, abr/jun 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-00132016000200096&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 28 set. 2020.

SILVA, F.S., et al. Cuidados paliativos para dor originada da doença mineral óssea da insuficiência renal crônica. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 767-775, abr/jun 2014. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/5057/505750622031.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Barbosa, A. B. T. (2020). A DOR ÓSSEA EM PACIENTES PORTADORES DA DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13646

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas