REDE DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores

  • karla thaisa fulco carvalho universidade tiradentes
  • Flamel da Silva
  • Ana Paula Miyazawa
  • Daniela do Carmo Kabengele

Resumo

: Introdução: A violência existe desde os primórdios na sociedade e é definida pela Organização Mundial da Saúde como o  “uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. De acordo com a OMS (2019) uma em cada três (35%) mulheres no mundo experimentou violência física e / ou sexual por um parceiro íntimo ou violência, não incluindo assédio sexual, por qualquer autor. Em 2006, foi sancionada a Lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, a qual proporciona uma articulação mais eficaz dentre os órgãos incluídos na rede de atendimento à mulher em situação de violência no âmbito municipal, estadual e federal. Objetivo: Caracterizar o perfil da violência doméstica vivenciada por mulheres na rede de assistência à saúde da mulher. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório e abordagem mista, que será realizada coleta de dados dos prontuários, disponibilizados pelas unidades de saúde de Maceió - Alagoas tidas como referência no atendimento à mulher vítima de violência doméstica, por meio de um instrumento de coleta elaborado pela equipe da iniciação científica. Resultados: As variáveis que serão utilizadas no instrumento de coleta são: idade, que segundo a literatura é predominante em mulheres jovens de 18 a 29 anos de idade, natureza da agressão (violência física, violência sexual, violência psicológica, violência moral e violência patrimonial), sexo do agressor (feminino ou masculino), relato de consumo de bebida alcoólica pela vítima e / ou pelo agressor, escolaridade (Ensino fundamental, ensino médio, ensino superior), condições socioeconômicas, autor da agressão (cônjuge, namorado, ex companheiro), local de ocorrência (residência, local público), Se tem filhos, meio de agressão (força corporal, objeto perfurocortante, objeto contundente, arma de fogo), dia da semana, período da ocorrência (manhã, tarde ou noite). Conclusão: Por ser um grande problema de saúde pública e também considerada violação dos direitos humanos. A violência doméstica sofrida por mulheres tem se intensificado a cada ano no Brasil, o que caracteriza fragilidades  nas legislações brasileiras para o combate dessa violência e até mesmo ao feminicídio. Essas mulheres sujeitas à violência correm maior risco de depressão, transtornos de ansiedade, uso de álcool e tentativa de suicídio. Tendo em vista que a  lei Maria da Penha, sancionada em 2006, foi um marco importante para o reconhecimento  de crime contra a mulher, porém, o que se ver é  que ainda existe resistência em reconhecer  violência doméstica como crime.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Saiba mais sobre a origem da lei Maria da Penha 2, 2018. disponível: https://tj-sc.jusbrasil.com.br/noticias/973411/saiba-mais-sobre-a-origem-da-lei-maria-da-penha-2.

GARCIA, Leila Posenato et al. Violência doméstica e familiar contra a mulher: estudo de casos e controles com vítimas atendidas em serviços de urgência e emergência. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n.4. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X2016000400704&l ng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 out. 2019.

Krug EG et al., eds. World report on violence and health. Geneva, World Health Organization, 2002.

OMS, Prevenção da violência contra a mulher. Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2019 (OMS / RHR / 18.19). Licença: CC BY-MC-SA 3.0 IGO. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/312261/WHO-RHR-18.19-eng.pdf?ua=1. Acesso em: 30 set. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

carvalho, karla thaisa fulco, da Silva, F., Miyazawa, A. P., & Kabengele, D. do C. (2020). REDE DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12596

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC