O EFEITO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA SAÚDE DA MULHER DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ingrid Lima Brito
  • Lívya Maria Albuquerque Santos
  • Priscila Matias

Palavras-chave:

Gestante, hidroterapia, saúde da mulher

Resumo

Introdução: Durante as fases da gestação, a postura da mulher sofre alterações devido o crescimento do útero e o aumento das mamas, ocasionando um deslocamento anterior e podendo ocasionar dores lombopélvicas. Concomitantemente, ocorrem outras mudanças fisiológicas no organismo da mulher, que interferem no sistema endócrino, urinário, cardiorrespiratório e vascular. Dentro do quadro de alterações fisiológicas gestacionais, a mulher necessita de uma intervenção que priorize a adequação do seu corpo, baseada na prevenção de possíveis complicações gestacionais. Sendo assim, a prática de exercícios terapêuticos na água pode proporcionar benefícios relacionados com os efeitos fisiológicos que as propriedades físicas da água proporcionam em um corpo em imersão. Entre as propriedades físicas, o empuxo e a pressão hidrostática, possibilitam, respectivamente, a diminuição da carga das articulações e o aumento do retorno venoso, favorecendo o sistema musculoesquelético e vascular.  Objetivos: Realizar uma revisão integrativa da literatura científica sobre o efeito da fisioterapia aquática na saúde da mulher durante o período gestacional. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases SciELO, LILACS, PubMed e PEDro; considerando artigos publicados entre janeiro de 2003 a junho de 2019. A busca foi realizada utilizando os seguintes descritores: hidroterapia (Hydrotherapy), gravidez (Pregnancy), saúde da mulher (Women’s health). Os critérios de inclusão foram artigos publicados na língua inglesa e portuguesa, do tipo ensaio clínico e que abordavam a fisioterapia aquática na saúde da mulher durante o período gestacional. Quanto aos critérios de exclusão foram artigos de revisão de literatura e que não abordavam o tema em questão. Após a seleção dos artigos foi realizado uma análise crítica dos artigos selecionados. Resultados e Discussão: Foram encontrados 13 artigos, que estão relacionados nas seguintes bases de dados: 4 artigos na LILACS, 2 na Pedro, 7 na Pubmed, 1 SciELO. No entanto, apenas 6 artigos estavam em concordância com os critérios de inclusão. Entre os estudos selecionados, foi observada a utilização de técnica específica de relaxamento para o alívio da dor lombar e do controle do estresse, com prevalência da técnica de Watsu. Para a melhora da circulação sanguínea e da mobilidade, houve uma maior citação da utilização da hidrocinesioterapia. Conclusão: De acordo com os artigos analisados, conclui-se que a fisioterapia aquática no período gestacional pode favorecer a analgesia na região lombar, o relaxamento muscular e o controle do estresse. Assim como, pode proporcionar o controle do edema gravídico, auxiliar na adequação materna cardiovascular à gravidez e não causa prematuridade ou perda de peso dos recém-nascidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

a. CORTEZ, Paulo José Oliveira et al. Correlação entre a dor lombar e as alterações posturais em gestantes. Arq. bras. ciênc. saúde; 37(1)jan.-abr. 2012.

b. HENRIQUE, Angelita José et al. Hidroterapia e bola suíça no trabalho de parto: ensaio clínico randomizado. Acta paul. enferm. São Paulo , v. 29, n. 6, p. 686-692, dez. 2016 .

c. LIMA, Alaine Souza et al. Análise da postura e frequência de lombalgia em gestantes: estudo piloto. J. Health Sci. Inst. Pernambuco, 2011; 29(4):290-3

d. MASCARENHAS, Victor Hugo Alves et al. Evidências científicas sobre métodos não farmacológicos para alívio a dor do parto. Acta paul. enferm. São Paulo , v. 32, n. 3, p. 350-357, June 2019

e. MOREIRA, Luciana Sobral et al. Alterações posturais, de equilíbrio e dor lombar no período gestacional. Femina; 39(5)maio 2011.

f. PREVEDEL, Tânia Terezinha Scudeller et al. Repercussões maternas e perinatais da hidroterapia na gravidez. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro , v. 25, n. 1, p. 53-59, fev. 2003 .

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Brito, I. L., Santos, L. M. A., & Matias, P. (2020). O EFEITO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA SAÚDE DA MULHER DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12577

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas