Mães no cárcere: uma análise acerca do habeas corpus 143.641

Autores

  • Mayara Toledo Silva Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

cárcere feminino, habeas corpus, prisão domiciliar.

Resumo

No dia 20 de fevereiro de 2018, foi julgado na Suprema Corte brasileira, o habeas corpus n° 143.641, do qual requer de forma coletiva, a mudança de regime para todas as mulheres submetidas a prisão cautelar que se encontravam em estado gestacional, puerperal, fossem mães de crianças ou dependentes, sendo estabelecido parâmetros para sua concessão e a sua negativa. O habeas corpus foi aprovado por maioria absoluta, sendo considerado um marco histórico, visto a crise perpassada pelo sistema carcerário feminino nos últimos anos. Tal decisão buscou dar efetividade ao previsto no art 318,IV e V do código penal, assim como ao art 117 da LEP, ratificando também o texto da lei 13.257, que passou a agregar em seu corpo, os requisitos consagrados pela turma superior. Os efeitos de tal instituto tem repercutido de maneira ativa no seio social, devendo ser observado, segundo o entendimento do STJ, diante o caso concreto para a sua concessão, possuindo o juiz um poder-dever de aplicá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Toledo Silva, Centro Universitário Tiradentes

Sempesq7-Direito-Ciências humanas.

Referências

CRUVINEL, Tatiely Vieira. A violação aos Direitos Humanos das gestantes no Sistema Penitenciário Feminino Brasileiro. 2018. 64f. Trabalho de conclusão de curso- Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2018.

SANTANA, Matheus de Oliveira. Prisão domiciliar para gestantes, puérperas, mães de crianças e mães de pessoas com deficiência. Jus.com, 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/71095/prisao-domiciliar-para-gestantes-puerperas-maes-de-criancas-e-maes-de-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 10 de outubro, 2019.

SABINO, Bianca Pivetta. Possibilidade de prisão domiciliar para mulheres grávidas e com filhos até doze anos. 2019. 48f. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Silva, M. T. (2020). Mães no cárcere: uma análise acerca do habeas corpus 143.641. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12566

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas