PRINCIPAIS CAUSAS DE ÓBITO NO SEXO MASCULINO EM ALAGOAS ATESTADOS PELO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO NO ANO DE 2018

Autores

  • Yago Luna Cavalcante de Lima Marinsch Centro Universitário Tiradentes
  • Pablo Suisso Chagas Anselmo
  • Laís Maria Almeida Pinto
  • Ana Paula Pinto de Souza
  • Sabrina de Oliveira Gomes
  • Anacassia de Lima Fonseca

Palavras-chave:

epidemiologia, óbito, saúde coletiva)

Resumo

Introdução: O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) foi criado com a finalidade de elucidar a causa Mortis após a realização da autópsia de cadáveres que tiveram causa de morte natural. O serviço também possui papel fundamental na produção de dados epidemiológicos, os quais são de extrema importância na implementação de medidas de vigilância e controle de doenças. Para isto, o SVO envia os dados coletados mensalmente para a Secretaria Estadual de Saúde, de modo que eles sejam estudados e traçadas estratégias para que seja facilitada a implementação de medidas de vigilância e controle de doenças. Diante disso, ressalta-se a importância do levantamento epidemiológico para prevenção e implementação de políticas sócio-educacionais. Objetivo: Discutir a importância e o impacto epidemiológico que envolvem a morbimortalidade de doenças preveníveis mais frequentes, adquiridas pela população do sexo masculino em todas as faixas etárias, no estado de Alagoas no ano de 2018. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo realizado por meio de uma revisão de literatura, além de uma análise de dados fornecidos pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Resultados: No ano de 2018, o SVO alagoano foi responsável por atestar 2.779 óbitos, dos quais 54,92% eram homens e 45,08% mulheres. Em relação ao dado amostral referente aos óbitos do sexo masculino e sem restrições de idade, foi constatado que, dentre as mortes por causa natural, o Infarto Agudo do Miocárdio foi o mais frequente (233 casos), em seguida está a Doença Alcoólica do Fígado (108 casos), a Doença Cardíaca Hipertensiva (66 casos), a Diabetes Mellitus não especificada (63 casos), Doença Isquêmica do Coração (52 casos), Hipertensão Arterial primária (48 casos), Miocardiopatias (48 casos), e os Transtornos Mentais Devido ao Uso de Álcool (23 casos). Em razão dos dados apresentados, torna-se intrínseca relação do maior abuso de álcool por parte da população masculina, além disso, é perceptível as causas de óbito da população masculina serem relacionadas às doenças crônicas preveníveis, ou seja, relacionadas aos hábitos de vida. Conclusão: A partir do que foi visto, é possível afirmar que a população masculina é mais vulnerável ao alcoolismo, como também possui hábitos de vida mais danosos, cuidando menos de sua saúde no geral. Portanto, é notável a importância do desenvolvimento de medidas preventivas no âmbito público na tentativa de diminuir os números de morbimortalidade de tais patologias preveníveis relacionadas a saúde do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

< https://svo.uncisal.edu.br/?pagename=estatisticas>, Acesso em: 14 out. 2019

AZEVEDO, Barbara Araújo Silva de et al. Avaliação da implantação dos Serviços de Verificação de Óbito em Pernambuco, 2012: estudo de casos múltiplos. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 25, p. 595-606, 2016.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 1.405, de 29 de junho de 2006. Institui a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (SVO). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2006.

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/dados_morbimortalidade_masculina_brasil.pdf>, Acesso em: 14 de out. 2019

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Marinsch, Y. L. C. de L., Anselmo, P. S. C., Pinto, L. M. A., de Souza, A. P. P., Gomes, S. de O., & Fonseca, A. de L. (2020). PRINCIPAIS CAUSAS DE ÓBITO NO SEXO MASCULINO EM ALAGOAS ATESTADOS PELO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO NO ANO DE 2018. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12563

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas