Relação do tabagismo com o surgimento do câncer na cavidade bucal: Uma Revisão de Literatura

Autores

  • Lucas Mariz De Menezes Torres Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Darllon Manuel Borges Souza Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Marielly dos Anjos Ferreira da Silva Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Joanna Rodrigues da Silva Ferreira Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Palavras-chave:

Tabagismo, Câncer e Saúde bucal.

Resumo

RESUMO

              

O cigarro possui cerca de 4.700 tipos de substâncias químicas em sua composição, em que 60 dessas têm potencial cancerígeno, sendo os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, aldeídos, aminas aromáticas, nitrosaminas responsáveis por desencadear fatores carcinógenos. Essas toxinas são encontradas no tabaco, e muitas vezes agem induzindo inflamação na cavidade bucal, podendo, a depender de muitos fatores, tornar-se numa lesão malgna ou malignizante. Este estudo trata-se de uma revisão da literatura com objetivo de explorar a relação do tabagismo com o câncer bucal. As buscas foram realizadas no Lilacs e PubMed, tendo como descritores: tabagismo, câncer bucal e saúde bucal. Os critérios de inclusão foram artigos na íntegra que estivessem em português e com o tempo de publicação nos últimos oito anos. Está claro na literatura que o cigarro é um grande indutor do câncer bucal, estando como o principal fator de risco na etiologia do câncer em geral, apesar deste ser de causa multifatorial. O mecanismo de ação é que as substâncias tóxicas do tabaco promovem oxidação, pelos radicais livres, das estruturas lipídicas, protéicas e dos ácidos nucléicos, promovendo também fatores de mutação e crescimento celular. O sexo masculino é o de maior prevalência e a neoplasia maligna bucal mais recorrente é o carcinoma de células escamosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A. S. N. et al., Perfil epidemiológico de 23 casos de neoplasias malignas da cavidade oral atendidos em uma instituição odontológica de nível secundário. Rev. bras. cir. cabeça pescoço,, Sobral / ce , v. .41, n. 4, p. 181-185, nov./dez. 2012.

ALMEIDA, A. Á. et al., Dependência da nicotina e tabagismo em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. J. bras. pneumol. São Paulo, v. 40, n. 3, p. 286-293, junho de 2014.

VIEIRA, A.C et al., Tabagismo e sua relação com o câncer bucal: uma revisão de literatura. Revista bionorte, norte de minas, v. 4, n. 2, p. 9-18, jul. 2015.

RIBEIRO, Isabella Lima Arrais et al . Predictors for oral cancer in Brazil. Rev. odontol. UNESP, Araraquara , v. 46, n. 6, p. 325-329, Dec. 2017 .

Andrade, Jarielle Oliveira Mascarenhas, Santos, Carlos Antonio de Souza Teles e Oliveira, Márcio Campos. Fatores associados ao câncer de boca: um estudo de caso-controle em uma população do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia [online]., v. 18, n. 04, outubro à dezembro de 2015.

Silva, L. C. C et al., Controle do tabagismo: desafios e conquistas. J Bras Pneumol, Brasília (DF), v. 42(4), p. 290-298, julho de 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

De Menezes Torres, L. M., Borges Souza, D. M., Ferreira da Silva, M. dos A., & da Silva Ferreira, J. R. (2020). Relação do tabagismo com o surgimento do câncer na cavidade bucal: Uma Revisão de Literatura. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12555

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas