ESTÉTICA EM DENTES ANTERIORES: RESINA COMPOSTA OU CERÂMICA? REVISÃO DE LITERATURA.
Palavras-chave:
Cerâmica, Estética, Resinas Compostas.Resumo
Introdução: Atualmente, Odontologia estética está ganhando a atenção da população pela diversidade de procedimentos e técnicas que podem mudar forma e cor dos dentes, proporcionando assim um sorriso natural e harmônico. Essa busca constante pela perfeição, fez com que as Resinas Compostas e as Cerâmicas Dentais evoluíssem e se tornassem cada vez mais próximo à naturalidade dental. Os dois materiais apresentam excelentes propriedades, mas para que o profissional alcance a expectativa do paciente e torne o tratamento duradouro, faz-se necessário o conhecimento de cada material e sua aplicabilidade clínica de forma correta. Diversos procedimentos, como facetas, fechamento de diastemas, dentes conóides e escurecidos, necessitam que o cirurgião-dentista indique corretamente o material mais adequado para cada caso e assim restabeleça a forma, função e a estética do paciente. Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar a literatura acerca da era do uso da cerâmica em comparação com a utilização da resina composta na Odontologia Restauradora e Estética. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para busca dos artigos foi utilizada a base de dados Public Medline (PubMed) e os descritores “Cerâmicas”, “Estética” e “Resinas Compostas”. Inicialmente, a busca pelos descritores foi individual, seguido por cruzamentos utilizando o operador booleano (AND)e para finalizar, o cruzamento entre os três descritores em conjunto. Os critérios de inclusão para a seleção da amostragem foram: artigos publicados em português e em inglês, disponíveis na íntegra e indexados na base dados selecionada, nos últimos 10 anos (2009 a 2019) e que retratem acerca da temática em estudo. Os critérios de exclusão foram: teses, TCCs, livros e/ou capítulos de livros e dissertações. A realização do levantamento bibliográfico foi feita no mês de outubro de 2019. Resultados: Nesta revisão integrativa, foram encontradas 22 ocorrências, mas 10 se repetiram, sendo então analisados 12 artigos científicos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Conclusão: Portanto, diante de vários estudos executados, percebe-se que para a realização dos procedimentos estéticos a resina composta tem várias vantagens quando comparada com a cerâmica. Porém, com um planejamento adequado do tratamento e aplicação de um correto protocolo operatório, as falhas diminuem e o tratamento se torna mais duradouro, sendo Cerâmica ou Resina Composta.
Downloads
Referências
ALAVI, A.A.; BEHROOZI, Z.; EGHBAL, F.N. The shear bond strength of porcelain laminate to prepared and unprepared anterior teeth. Journal of Dentistry, v. 18, n.1, p.50, 2017.
BEIER, U. S.; KAPFERER, I.; BURTSSCHER, D.; DUMFAHRT, H. Clinical performance of porcelain laminate veneers for up to 20 years. Int J Prosthodont., v. 25, p. 79-85, 2012.
FARRONATO, D.; MANGANO, F.; PIERONI, S.; LO GIUDICE, G.; BRIGUGLIO, R.; BRIGUGLIO, F. Esthetic integration between ceramic veneers and composite restorations: a case report. Roma, v. 3, p. 132-137, 2012
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVAO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.