ESTÉTICA EM DENTES ANTERIORES: RESINA COMPOSTA OU CERÂMICA? REVISÃO DE LITERATURA.

Autores

  • Marta Rísia Silva Farias Centro Universitário Tiradentes
  • Arianne Kimberly Barbosa da Matta Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Edith Camila Pereira Lima Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Sarah Lerner Hora Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Cerâmica, Estética, Resinas Compostas.

Resumo

Introdução: Atualmente, Odontologia estética está ganhando a atenção da população pela diversidade de procedimentos e técnicas que podem mudar forma e cor dos dentes, proporcionando assim um sorriso natural e harmônico. Essa busca constante pela perfeição, fez com que as Resinas Compostas e as Cerâmicas Dentais evoluíssem e se tornassem cada vez mais próximo à naturalidade dental. Os dois materiais apresentam excelentes propriedades, mas para que o profissional alcance a expectativa do paciente e torne o tratamento duradouro, faz-se necessário o conhecimento de cada material e sua aplicabilidade clínica de forma correta. Diversos procedimentos, como facetas, fechamento de diastemas, dentes conóides e escurecidos, necessitam que o cirurgião-dentista indique corretamente o material mais adequado para cada caso e assim restabeleça a forma, função e a estética do paciente. Objetivo: O objetivo do presente estudo é analisar a literatura acerca da era do uso da cerâmica em comparação com a utilização da resina composta na Odontologia Restauradora e Estética. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para busca dos artigos foi utilizada a base de dados Public Medline (PubMed) e os descritores “Cerâmicas”, “Estética” e “Resinas Compostas”. Inicialmente, a busca pelos descritores foi individual, seguido por cruzamentos utilizando o operador booleano (AND)e para finalizar, o cruzamento entre os três descritores em conjunto. Os critérios de inclusão para a seleção da amostragem foram: artigos publicados em português e em inglês, disponíveis na íntegra e indexados na base dados selecionada, nos últimos 10 anos (2009 a 2019) e que retratem acerca da temática em estudo. Os critérios de exclusão foram: teses, TCCs, livros e/ou capítulos de livros e dissertações. A realização do levantamento bibliográfico foi feita no mês de outubro de 2019. Resultados: Nesta revisão integrativa, foram encontradas 22 ocorrências, mas 10 se repetiram, sendo então analisados 12 artigos científicos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Conclusão: Portanto, diante de vários estudos executados, percebe-se que para a realização dos procedimentos estéticos a resina composta tem várias vantagens quando comparada com a cerâmica. Porém, com um planejamento adequado do tratamento e aplicação de um correto protocolo operatório, as falhas diminuem e o tratamento se torna mais duradouro, sendo Cerâmica ou Resina Composta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Rísia Silva Farias, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Odontologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Arianne Kimberly Barbosa da Matta, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Graduanda em Odontologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Edith Camila Pereira Lima, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Graduanda em Odontologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Sarah Lerner Hora, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Especialista em dentística e professora do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Referências

ALAVI, A.A.; BEHROOZI, Z.; EGHBAL, F.N. The shear bond strength of porcelain laminate to prepared and unprepared anterior teeth. Journal of Dentistry, v. 18, n.1, p.50, 2017.

BEIER, U. S.; KAPFERER, I.; BURTSSCHER, D.; DUMFAHRT, H. Clinical performance of porcelain laminate veneers for up to 20 years. Int J Prosthodont., v. 25, p. 79-85, 2012.

FARRONATO, D.; MANGANO, F.; PIERONI, S.; LO GIUDICE, G.; BRIGUGLIO, R.; BRIGUGLIO, F. Esthetic integration between ceramic veneers and composite restorations: a case report. Roma, v. 3, p. 132-137, 2012

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVAO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Farias, M. R. S., Barbosa da Matta, A. K., Pereira Lima, E. C., & Hora, S. L. (2020). ESTÉTICA EM DENTES ANTERIORES: RESINA COMPOSTA OU CERÂMICA? REVISÃO DE LITERATURA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12549

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas