CONTRIBUIÇÕES DA LIGA ACADÊMICA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL PARA O ESTADO DE ALAGOAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Estéfane Carvalho Nascimento Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Jadson Mathyas Domingos da Silva Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Mariana Josué Raposo Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Odontologia, Relações comunidade-Instituição, Assistência à saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: A liga acadêmica de disfunção temporomandibular (DTM) e dor orofacial é uma organização estudantil, sem fins lucrativos, que desenvolve suas ações baseadas no tripé universitário: Pesquisa, extensão e ensino, sob orientação de um trio de professores coordenadores. São trabalhadas algumas temáticas atuais nos encontros científicos da liga, como: interpretação de exames de imagem da articulação temporomandibular, tratamentos integrados (fonoaudiologia, odontologia e fisioterapia) para pacientes com DTM, laserterapia no tratamento para DTM, e outros, visando aguçar no graduando o desejo de buscar sempre um atendimento integral ao portador de disfunção no sistema estomatognático, de forma humanizada, visando a melhoria na qualidade de vida do paciente.OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de graduandos em odontologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT\AL, na clínica odontológica deste centro, durante atendimentos clínicos e aulas teórico-laboratoriais no período de 2018 a 2019. METODOLOGIA: Os membros desta liga compartilharam conhecimento sobre DTM e dor orofacial através de aulas expositivas de professores coordenadores e professores convidados, desenvolveram seminários, realizaram práticas laboratoriais e atendimento clínico a pacientes portadores de alguma disfunção no sistema estomatognático, sob supervisão dos professores coordenadores. Os atendimentos ocorreram quinzenalmente, no período de fevereiro de 2019 a junho do mesmo ano, e contou com a parceria de um professor do curso de fisioterapia durante todos os atendimentos. Foram atendidos pacientes triados na clínica odontológica da UNIT-AL e encaminhados de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado de Alagoas. Com a integração docente-discente, foi possível haver vínculos entre as áreas de fisioterapia e odontologia, proporcionando aos coordenadores e alunos a qualificação na formação profissional e ampliação da visão quanto a tratamentos multidisciplinares.RESULTADOS: Durante esse ciclo, foram prestados quinze atendimentos pelos membros, e os usuários atendidos puderam contar com atendimento odontológico e fisioterapêutico gratuito. Os alunos experienciaram o atendimento integral a pacientes portadores deste tipo de disfunção, realizando a prevenção, promoção e intervenção, ampliando seu olhar para uma área pouco discutida na grade curricular do curso de graduação em odontologia em Alagoas. CONCLUSÃO: Os ligantes e docentes coordenadores puderam compartilhar conhecimento acerca das principais disfunções do sistema estomatognático, através de metodologias ativas, e atendimento clínico, aguçando o espírito crítico dos ligantes e promovendo melhoria na qualidade de vida dos indivíduos atendidos.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Nascimento, E. C., Domingos da Silva, J. M., & Raposo, M. J. (2020). CONTRIBUIÇÕES DA LIGA ACADÊMICA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL PARA O ESTADO DE ALAGOAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12541

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas