ABORDAGEM NUTRICIONAL EM PACIENTES ADULTOS PORTADORES DE DISLIPIDEMIA

Autores

  • Maria das Graças Seabra Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

alimentos funcionais, dislipidemia, educação nutricional.

Resumo

INTRODUÇÃO: As dislipidemias são determinadas pelas concentrações anormais de lipídios séricos, geralmente relacionada com os hábitos alimentares e estilo de vida da população. A mudança dos hábitos alimentares e a ingestão de alimentos funcionais produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos, proporcionando melhor qualidade de vida da população e contribuindo para reduzir riscos do desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas. No que se refere a esses alimentos, é importante lembrar que eles não curam doenças, apenas previnem seu aparecimento e caso isso aconteça ajudam o organismo a combatê-las de maneira mais eficaz. OBJETIVO: Construir uma ferramenta didática para orientar os pacientes com dislipidemia a utilizar alimentos funcionais como tratamento coadjuvante dessa patologia. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa na literatura, com delimitação de tempo do período de 2015 a 2018, em português, inglês e espanhol, de materiais educativos mais assertivos para orientar o consumo de alimentos funcionais. Dessa forma, foi elaborada uma ferramenta em formato de álbum com informações sobre a utilização de alimentos funcionais no tratamento e prevenção das dislipidemias. Foi elaborado um instrumento de avaliação em forma de questionário com perguntas fechadas, aos estudantes de nutrição, para verificar a eficácia do material construído para ser utilizado como meio de informar e despertar as alternativas de prevenir e tratar a dislipidemia com alimentos funcionais. RESULTADOS: O álbum foi elaborado para ser utilizado em adultos diagnosticados ou em risco de desenvolver a síndrome metabólica, ou que possuem dislipidemia e que querem melhorar a saúde. Foram aplicados 20 questionários aos estudantes do Centro Universitário Tiradentes, matriculados no 5º e 6º período de nutrição, para avaliarem o conteúdo, linguagem e aparência do protótipo elaborado contendo orientações sobre dislipidemia e cuidados nutricionais. Os resultados encontrados na aplicação dos questionários correspondem a aprovação em 100% da ferramenta utilizando o álbum na orientação nutricional aos pacientes com dislipidemia para uso concomitante da medicação convencional e os alimentos funcionais. Dos resultados apresentados 25% escolheram bom, 75% muito bom. CONCLUSÃO: Portanto, a ferramenta desenvolvida ajuda na orientação nutricional, na qual leva a uma melhor compreensão dos pacientes sobre os alimentos funcionais, que podem oferecer uma alternativa para o tratamento coadjuvante da dislipidemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGA, Adriana D’Auria Aparecida; BARLETA, Valéria Calmeto Noronha. Alimento funcional: uma nova abordagem terapêutica das dislipidemias como prevenção da doença aterosclerótica. Disponível em: <http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/view/860/752>. Acesso em: 20 de agosto de 2018.

COLTRO, Rodrigo Soler et al. Frequência de fatores de risco cardiovascular em voluntários participantes de evento de educação em saúde. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, vol.55, n.5, 2009.

COMINI, Luma de Oliveira, et al. 2016. perfil lipídico do tecido adiposo de ratos após consumo de farinha de alga Gracilaria birdiae. Disponível em: <https://academico.univicosa.com.br/revista/index.php/RevistaSimpac/article/.../873>. Acesso em: 20 de agosto de 2018.

JESUS, Laís Machado de, et al. Influência da dislipidemia no surgimento e agravamento de cardiopatias em adultos na cidade de Barretos-SP. Disponível em:<https://www.unip.br/presencial/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2018/01_jan-mar/V36_n1_2018_p19a22.pdf>. Acesso em: 20 de agosto de 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Seabra, M. das G. (2020). ABORDAGEM NUTRICIONAL EM PACIENTES ADULTOS PORTADORES DE DISLIPIDEMIA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12509

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas