PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS ATENDIDAS NO CENTRO DE SAÚDE MARIA CELINA DE ALBUQUERQUE EM LIMOEIRO DE ANADIA, ALAGOAS.

Autores

  • Maria Jessika Araujo Bezerra Centro Universitário Tiradentes
  • Isabelle do Nascimento Costa Centro Universitário Tiradentes
  • Maria Anilda dos Santos Araújo Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Enteroparasitoses, saúde pública, contaminação.

Resumo

Introdução: As enteroparasitoses são um grave problema de saúde pública no Brasil, são infecções causadas por helmintos ou protozoários. As principais causas da doença são: falta de educação sanitária, condições de higiene, falta de saneamento básico e habitação precária. Essa realidade é um problema de saúde pública, por atingir um grande percentual da população. O principal grupo atingido pelas parasitoses intestinais é o infantil, isso se deve a diversos fatores como imunidade, nível de higiene, grau de instrução dos pais, alimentação, dentre outros. Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo indicar a frequência de parasitoses intestinais em Crianças atendidas no Centro de Saúde Maria Celina de Albuquerque em Limoeiro de Anadia, Alagoas. Métodos: Foram obtidos 35 coproparasitológicos de crianças de faixa etária compreendidas dentre um e 12 anos de idade de ambos os sexos, atendidas no Centro de Saúde Maria Celina de Albuquerque do município de Limoeiro de Anadia, Alagoas. Essas amostras foram recolhidas, identificadas, armazenadas e transportadas em isopor com gelo, até o laboratório de Parasitologia do Centro Universitário Tiradentes (UNIT). O processamento foi realizado através do Método Hoffman, Pons e Janer (HPJ) conhecida como a técnica de sedimentação espontânea, e em seguida coradas com Lugol e analisadas ao microscópio. De cada amostra de fezes foram efetuadas leituras em duas lâminas para confirmar o resultado. Resultados: Das 35 amostras analisadas, 24 (68,6%) foram negativas para a presença de parasitoses e 11 (31,4%) foram positivas, dentre estes helmintos e protozoários. Entre os parasitos identificados, foram observados sete (20%) de crianças parasitadas com Ascaris lumbricoides, três (8,57%) para Trichuris trichiura, três (8,57%) para Entamoeba, um (2,85%) para Taenia sp, um (2,85%) para Giardia lamblia. Das amostras positivas foi detectada presença de mais de um parasito, e a prevalência foi de Ascaris lumbricoides em crianças com idade de três anos. Conclusão: Ascaridíase causada pelo helminto Ascaris lumbricoides, conhecido vulgarmente como lombriga é transmitido através da ingestão de ovos embrionados carreados por mãos de terra ou material fecal, ou ainda por alimentos e água contaminados por fezes. É importante o constante desenvolvimento e implementação de programas educacionais de conscientização sobre parasitoses, assim como tratamento de indivíduos já infectados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015, apenas 39% da população global tenha acesso a saneamento seguro. No Brasil, um em cada quatro brasileiros convive com esgoto a céu aberto. Saneamento ambiental, tratamento adequado da água e boa higiene pessoal através da supervisão dos pais são medidas essenciais para evitar a contaminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jessika Araujo Bezerra, Centro Universitário Tiradentes

Ciências Biológicas

Isabelle do Nascimento Costa, Centro Universitário Tiradentes

Ciências Biológicas

Maria Anilda dos Santos Araújo, Centro Universitário Tiradentes

Ciências Biológicas

Referências

CUNHA, L. F.; AMICHI, K. R. Relação entre a ocorrência de enteroparasitoses e práticas de higiene de manipuladores de alimentos: revisão da literatura. Revista Saúde e Pesquisa. Espírito Santo, 2014.

SANTOS, A.M; MEDEIROS, Z; BOMFIM, C; ROCHA, A.C; BRANDÃO, E. MIRANDA, T, et, al. Avaliação Epidemiológica de Doenças Negligenciadas em Crianças: Filariose Linfática e Helmintíase Transmitidas pelo solo. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro, 2013; 89(3):250−5. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jped/v89n3/v89n3a06.pdf>. Acesso em: 01 de Jan. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Bezerra, M. J. A., Costa, I. do N., & Araújo, M. A. dos S. (2020). PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS ATENDIDAS NO CENTRO DE SAÚDE MARIA CELINA DE ALBUQUERQUE EM LIMOEIRO DE ANADIA, ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12491

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas