SARCOPENIA NA DOENÇA RENAL CRÔNICA: DOS FATORES DE RISCO ÀS MEDIDAS DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Briza Estumano Ferreira Centro Universitário Tiradentes
  • Luana Carolyne Barbosa Batista
  • João Victor Lino de Oliveira
  • Emanuelle Carvalho da Silva
  • Danielle Alice Vieira da Silva

Palavras-chave:

Insuficiência renal crônica, sarcopenia, nutrição, fisioterapia

Resumo

Introdução: A sarcopenia é caracterizada pela diminuição de massa magra, força e função muscular de caráter crônico e está relacionada de forma mais expressiva com o processo de envelhecimento. Esta condição pode ser comum em indivíduos com Doença Renal Crônica (DRC) sendo determinada pelo equilíbrio negativo entre ruptura e crescimento do músculo esquelético que é afetado pelo ambiente urêmico. Estudos demonstram que mais de 20% dos pacientes com DRC em estágio mais avançado desenvolvem esse quadro. Objetivo: Descrever os fatores de risco e as condutas nutricionais e fisioterapêuticas para a sarcopenia em indivíduos com DRC. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada em outubro de 2019. O levantamento bibliográfico contou com publicações de 2015 a 2019, nas bases de dados Scielo, Bireme e Pubmed. Sendo utilizados os seguintes descritores: doença renal crônica (chronic kidney disease) AND sarcopenia (sarcopenia). Foram selecionados artigos originais publicados na língua inglesa e portuguesa que abordavam a relação da sarcopenia com a doença renal crônica. Resultados e discussão: Para a realização desta revisão foram utilizados 6 artigos que obedeciam aos critérios de inclusão. Ao ser feita a análise observou-se que  a progressão da DRC é uma condição de risco para o desenvolvimento de sarcopenia, podendo ser causada por um complexo multifatorial que envolve ingestão alimentar insuficiente, inatividade física, aumento dos marcadores inflamatórios, acidose metabólica, estresse oxidativo, alterações hormonais e deficiência de vitamina D, podendo contribuir para o catabolismo proteico. Em relação ao manejo nutricional, observa-se que este é realizado através de aconselhamento dietético, com o objetivo de corrigir anormalidades metabólicas e nutricionais, gerenciando de maneira correta a demanda energética, monitorando regularmente o estado nutricional e funcional do paciente, devendo a oferta proteica ser individualizada uma vez a oferta insuficiente ou excessiva pode culminar em agravamento de ambos os quadros. A prática de atividades físicas é identificada como um importante determinante na melhora da qualidade de vida desses pacientes. Desse modo, a fisioterapia contribui de forma significativa através de programas de exercícios, inseridos durante o acompanhamento ambulatorial ou na realização da hemodiálise, promovendo a melhora da capacidade funcional e desempenho físico nas atividades de vida diária. Conclusão: O paciente com DRC possui diversos fatores que podem culminar em sarcopenia, sendo evidente a importância de um cuidado multidisciplinar na prevenção e tratamento desse agravo advindo de DRC. É imprescindível a individualização do plano terapêutico nutricional e fisioterápico, já havendo evidências que ambos são importantes no processo de reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

D'ALESSANDRO, C. et.al. Prevalence and Correlates of Sarcopenia among Elderly CKD Outpatients on Tertiary Care. Nutrients. , v. 10, n. 12, 2018.

MOORTHI, R.N; AVIN K.G. Clinical relevance of sarcopenia in chronic kidney disease. Curr Opin Nephrol Hypertens. v.26, n.3, p. 219 – 228, 2017.

RYMARZ. A, et.al. Low lean tissue mass can be a predictor of oneyear survival in hemodialysis patients. Ren Fail. v. 40, n. 1, p. 231 – 237, 2018.

SILVA, Saulo Freitas da et al . Fisioterapia durante a hemodiálise de pacientes com doença renal crônica. J. Bras. Nefrol., São Paulo , v. 35, n. 3, p. 170-176, Sept. 2013 .

SOUZA, A.V. et al. Sarcopenia na Doença Renal Crônica. J Bras Nefrol, v. 37, n.1, p. 98-105, 2015.

ZIOLKOWSKI, S.L et al. Relative sarcopenia and mortality and the modifying effects of chronic kidney disease and adiposity. Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle 2019; 10: 338–346 v. 10, n.2, p. 338 – 346, 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Ferreira, B. E., Batista, L. C. B., Oliveira, J. V. L. de, Silva, E. C. da, & Silva, D. A. V. da. (2020). SARCOPENIA NA DOENÇA RENAL CRÔNICA: DOS FATORES DE RISCO ÀS MEDIDAS DE INTERVENÇÃO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12474

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas