O CUIDADO PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE SOB A PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS COM GESTANTES PORTADORAS DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA/HIV

Autores

  • LUAN HENRIQUE SOUZA CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT/AL

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, HIV, Saúde materno-infantil.

Resumo

A epidemia de contaminação do vírus HIV/AIDS é um problema de saúde pública que vem atingindo de forma crescente todas as regiões do mundo, preocupa, excessivamente o aumento de novos casos de mulheres no período gestacional. Uma importante estratégia para reduzir os impactos de mortes materno-infantil e transmissão vertical pelo HIV, envolve de forma direta a assistência no pré-natal que engloba uma percepção dos profissionais de saúde da atenção básica que estabelecem um vínculo maior com a população, bem como se sabe, conforme as Políticas Nacionais no Sistema de Saúde que garante por lei  as gestantes cuidados específicos por meio de testagens Anti-HIV e quando necessário o fornecimento de medicamentos antirretrovirais, como também, o fornecimento da fórmula infantil até os seis meses de vida para a redução da transmissão  da mulher e seu recém-nascido. OBJETIVO: Identificar ações de caráter individual e coletivo voltadas para a promoção da saúde de gestantes portadoras do HIV. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura que tem o objetivo de sintetizar resultados de pesquisas sobre um delimitado tema ou questão, de maneira sistemáticae ordenada, a fim de investigar e buscar solucões ao tema abordado. RESULTADOS: Realizando ações de promoção e prevenção sobre os riscos da contaminação vertical por HIV e instruindo de forma consistente sobre ser uma gestante soropositiva como meio influenciador na qualidade de vida desses pacientes, estudos comprovam uma reduçãodessa taxa para níveis entre 1% e 2% com a aplicação de todas as intervenções preconizadaspelo Ministério da Saúde, que são atualizadas e baseadas nas melhores evidências científicasdisponíveis. CONCLUSÃO: Acredita-se que a sistematização da assistência, praticada mediante o processo de enfermagem na atenção básica, podecontribuir para a melhoria na qualidade de vida e no diagnóstico das gestantes portadoras do HIV. Dessa forma sugere-se desenvolvimento de outraspesquisas relacionadas á atuação da equipemultidisciplinar, a partir de estudos com outrasmetodologias visto que a relação dos profissionaisinseridos nesta rede são essenciais para o desenvolvimento do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

VINHAS, D. C. S. et al. Amamentação: impacto provocado nas gestantes HIV positivas. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 06. n. 01. p.16-24. 2004.

RAHIM, S. H. et al. Gestantes e puérperas soropositivas para o hiv e suas interfaces de cuidado. Rev enferm UFPE online.11 (Supl.10). 4056-64. 2017.

ARAÚJO, M. A. L. et al. Vivências de gestantes e puérperas com o diagnóstico do HIV. Rev Bras Enferm. 61(5). 589-94. 2008.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

SOUZA, L. H. (2020). O CUIDADO PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE SOB A PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS COM GESTANTES PORTADORAS DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA/HIV. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12467

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas