FABRICAÇÃO DE TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO COM ADIÇÃO DE FIBRA DO COCO

Autores

  • Nathan Gabriel Alcides Nunes Centro Universitário Tiradentes-UNIT
  • Debora Silva de Freitas Centro Universitário Tiradentes-UNIT
  • Nathanael Willian Lopes da Silva Centro Universitário Tiradentes-UNIT
  • Kleber Alves Siqueira Centro Universitário Tiradentes-UNIT
  • Giordano Bruno Medeiros Gonzaga Centro Universitário Tiradentes-UNIT

Palavras-chave:

Compósitos, Construção Civil, Sustentabilidade

Resumo

RESUMO: Introdução: Com a extrema dificuldade do acesso a materiais de construção de qualidade pelas comunidades carentes na cidade de Maceió-AL, surge a oportunidade de explorar um novo compósito, o tijolo de solo cimento com adição de fibras de coco. O material em questão tem como proposta a construção de casas mais econômicas, confortáveis e ecologicamente corretas. Além do estudo supracitado é possível que haja um melhoramento no desempenho acústico, tendo em vista a capacidade de absorção dos sons pela fibra de coco, uma vez que é utilizada como matéria prima para produção de mantas acústicas. Estuda-se também a possibilidade do melhoramento da resistência a tração do tijolo que recebeu a adição da fibra de coco, devido a composição das fibras que traria maior interação entre a massa de solo-cimento. Objetivo: O presente trabalho consistiu na elaboração de um protótipo de tijolo maciço com base solo-cimento e adição de fibra de coco em comparação com os blocos de tijolos maciços já existentes. Metodologia: Inicialmente foi realizado um estudo da resistência do tijolo convencional vendido atualmente; em seguida foi produzido um tijolo de Solo-cimento com adição da Fibra de coco afim de analisar sua resistência. Este foi produzido no laboratório do Centro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura (CTEA) do Centro Universitário Tiradentes de Alagoas e também nas residências dos autores. Feito isso, realizou-se um protótipo do tijolo em laboratório, e logo após fez-se o ensaio de compressão levando em conta todas as normas vigentes. A partir disto foi possível confirmar se a viabilidade econômica e ambiental que o tijolo de solo-cimento proporciona é melhor, quando se comparado aos blocos maciços tradicionais usuais. Resultados e discussão: O resultado da resistência foi obtido através do teste de compressão realizado em laboratório CTEA do Centro Universitário Tiradentes - UNIT e a técnica utilizada para o teste foi a mesma estabelecida pelas normas técnicas. Seguindo as diretrizes da NBR 8492, os ensaios de compressão com os corpos de prova foram executados no vigésimo primeiro dia após a moldagem. Para proceder com o experimento, duas medidas (Comprimento e largura) foram utilizados para estimar uma área média, sendo utilizada a média deste valor, no cálculo da resistência média à compressão, dada pela fórmula: , onde σ é a tensão de compressão medida em Newton/m², P representa a carga aplicada em Newtons e A é a área da seção transversal do Tijolo. Os valores obtidos foram colocados em tabelas para um melhor entendimento. Conclusões: O grupo obteve como resultado a produção do tijolo de solo cimento de forma com que sua resistência foi adequada para utilização em vedações verticais já que o mínimo esperado, era de 1,5Mpa. Além disso, proporciona uma escolha barata e ecológica para que moradores, principalmente os moradores carentes, possam construir suas casas com segurança, qualidade e conforto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-7170 – Tijolo cerâmico maciço para alvenaria. Rio de Janeiro.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-8492 – Tijolo maciço de Solo-cimento - Determinação da resistência a compressão. Rio de Janeiro.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-12024 – Solo-cimento, moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-10833 – Fabricação de tijolo maciço e bloco vazado de solo-cimento com utilização de prensa hidráulica. Rio de Janeiro.

CALLISTER Jr, W.D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. 8ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

GONÇALVES, M. F. Estudo comparativo entre blocos cerâmicos, blocos de concreto e blocos solo-cimento para execução de alvenaria. Disponível em: <http://wiki.urca.br/dcc/lib/exe/fetch.php?media=estudo_comparativo_entre_blocos_de_concreto_.pdf>. Acesso em: 20 de abr. 2019.

SILVA, Luiz Cláudio Ferreira da; MENDES, José Ubiragí de Lima; LADCHUMANANANDASIVAM, Rasiah. Análise das propriedades mecânicas e térmicas de tijolos solo-cimento com e sem adição do pó da fibra de coco. Disponível em: <https://www.ipen.br/biblioteca/cd/conem/2000/HC8546.pdf>. Acesso em: 19 de abr. 2019.

CABÚS, Ricardo C. Clima e conforto ambiental – Um estudo para Maceió. Disponível em: < http://www.ctec.ufal.br/cct/rcabus/Clima%20e%20Conforto%20Ambiental%20-%20Um%20estudo%20para%20Maceio%20v1.0.htm>. Acesso em: 19 de abr. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Alcides Nunes, N. G., de Freitas, D. S., Lopes da Silva, N. W., Siqueira, K. A., & Medeiros Gonzaga, G. B. (2020). FABRICAÇÃO DE TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO COM ADIÇÃO DE FIBRA DO COCO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12455

Edição

Seção

Ciências Exatas