ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: ERROS COMUNS COMETIDOS POR ENFERMEIROS
Palavras-chave:
medicamento, enfermagem, erros de medicaçãoResumo
Introdução: Sabe-se que a administração de medicamentos é uma atividade que exige, principalmente da equipe de enfermagem, responsabilidade, execução correta da prática e aprimoramento contínuo de seus conhecimentos, a fim de promover a segurança necessária e benefícios para o paciente. Visto que, constitui uma prática corriqueira nas instituições hospitalares, sendo considerada uma das atividades mais sérias e de maior seriedade desempenhadas por essa equipe. Objetivo: Identificar os principais erros que ocorrem durante o processo de administração de medicamentos pela equipe de enfermagem. Metodologia: Para a construção do presente artigo foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Utilizando-se, no total, seis artigos, encontrados na Scielo e LILACS. Definido como critérios de elegibilidade e inclusão dos artigos: 1) Estudos na Língua Portuguesa e Inglesa, 2) Publicações disponíveis que tratassem sobre a temática em estudo. O critério de exclusão foi 1) Produções que avaliavam a temática fora do contexto da enfermagem. Resultados: Ao analisar os dados coletados, verifica-se que a execução incorreta dos 5 certos (paciente, medicamento, dose, via e hora certas), estão contidos entre os principais erros durante a prática de administração de medicamento pela equipe de enfermagem, além da realização dos cálculos incorretos, ausência de notificação dos erros de medicações, falta de capacitação e experiência para a função, a qual induz à ocorrência de complicações aos pacientes, devido a formação acadêmica inadequada. Discussão: Diante dos resultados atingidos, é possível ressaltar que, são fatores de riscos para tais erros, a falta de atenção, despreparo profissional, desconhecimento da terapêutica medicamentosa, cansaço, estresse, negligência ou imprudência, dificuldade de entendimento da prescrição, falha no cumprimento de políticas e procedimentos, na comunicação entre a equipe de saúde. Conclusão: É de suma importância que ocorra o cumprimento e revisão dos cinco “certos” no preparo e na administração dos medicamentos, além da necessidade de educação contínua pelo enfermeiro e toda sua equipe, no que concerne à atualização de conhecimentos acerca da administração de medicamentos, como preconiza o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Ademais, existe uma lacuna na supervisão maior dos funcionários, já que a falta de experiência e conhecimento é uma causa comum de erros, com complicações severas ao paciente, além da falta de notificação dos erros de medicação. Finalmente, faz-se mister estratégias que coloquem o paciente no centro das ações de saúde, garantindo a qualidade e a segurança na assistência prestada.Downloads
Referências
CARVALHO, Viviane Tosta de et al. Erros mais comuns e fatores de risco na administração de medicamentos em unidades básicas de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 7, n. 5, p. 67-76, 1999.
CARVALHO, Viviane Tosta; CASSIANI, Silvia Helena De Bortoli. Erros na medicação: análise das situações relatadas pelos profissionais de enfermagem. Medicina (Ribeirao Preto. Online), v. 33, n. 3, p. 322-330, 2000.
DA SILVA, Daniela Odnicki et al. Preparo e administração de medicamentos: análise de questionamentos e informações da equipe de enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 15, n. 5, 2007.
DE FREITAS, Danielle Fernandes; ODA, Juliano Yasuo. Avaliação dos fatores de risco relacionados às falhas durante a administração de medicamentos. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 12, n. 3, 2008.
DE GALIZA, DAYZE DJANIRA FURTADO et al. Preparo e administração de medicamentos: erros cometidos pela equipe de enfermagem. Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, v. 5, n. 2, 2014.
FRANCO, Juliana Nogueira et al. Percepção da equipe de enfermagem sobre fatores causais de erros na administração de medicamentos. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 6, p. 927-932, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.