ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS OCASIONADAS POR VIOLÊNCIA SEXUAL: UMA REVISÂO BIBLIOGRÁFICA.

Autores

  • Ana Karolyna Teixeira Centro Universitário Tiradentes- AL

Palavras-chave:

delitos sexuais, fisioterapia, mulheres

Resumo

RESUMO: Introdução: A violência sexual pode ser definida como qualquer tentativa que obrigue a vítima a manter um contato físico ou verbal de forma forçada, por ameaças, intimidações, ou até mesmo comentários indesejados exercidos em qualquer tipo de cenário. Mesmo sendo considerado um problema de saúde pública, esse tipo de violência só ganhou esse reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1993. Dessa forma, a violência sexual pode afetar ambos os sexos, porém as mulheres são consideradas as maiores vítimas. As mesmas geralmente não relatam ter sofrido tal tipo de violência e a maioria acaba não registrando por sofrerem ameaças e terem medo, podendo desenvolver problemas como insônia, fadiga, irritabilidade, esquecimento, distúrbios psíquicos e alimentares, depressão, uso de drogas, suicídio e doenças sexualmente transmissíveis, além de disfunções sexuais. Quando relacionado às disfunções sexuais, podem apresentar complicações como vaginismo, irregularidade menstruais, dor pélvica, dismenorreia, falta de libido, anorgasmia, dispareunia. Objetivo: Investigar a atuação da fisioterapia em disfunções sexuais femininas que podem ser ocasionadas por violência sexual. Metodologia: Para essa revisão bibliográfica foram efetuadas buscas nas bases de dados PubMed e Scielo, nos idiomas português e inglês, utilizando os descritores: fisioterapia, mulheres e delitos sexuais. Foram incluídos artigos entre os anos de 2000 a 2019 que correspondia a estudo transversal, relato de caso e estudo randomizado. Foram excluídos artigos com acesso restrito. Resultados: Foram encontrados 212 artigos. Destes, 197 foram excluídos, por não permitirem acesso ao texto completo, sendo considerados para o intuito desse trabalho apenas 5 artigos. Os artigos apresentaram que a fisioterapia pode atuar desde nível primário de atenção à saúde, ao diagnóstico e reabilitação, identificando as queixas e disfunções presentes. Deve ser realizada uma boa avaliação incluída anamnese, exame físico, inspeção em repouso e durante o movimento, palpação e verificação da força muscular. O tratamento consiste no trabalho da musculatura do assoalho pélvico, músculos acessórios como adutores de coxa, obturadores internos e externos, piriforme, glúteo, abdominais, lombares, conscientização da contração voluntária, ajudando na reeducação, percepção, vascularização da musculatura local e relaxamento da região, por meio de alongamento e exercícios respiratórios, e propriocepção. É de suma importância compreender que o tratamento varia de acordo com a necessidade física e psicológica da

paciente, desde técnicas simples às mais complexas, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, bem como sua a vida sexual. Conclusão: Conclui-se que a atuação da fisioterapia é importante no cuidado e reabilitação das disfunções sexuais, visando sempre o bem-estar, podendo assim minimizar ou sanar os efeitos negativos resultantes de uma violência sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências:

SOUSA, T. C. C. et al. Características de mulheres vítimas de violência sexual e abandono de seguimento de tratamento ambulatorial. Caderno Saúde Coletiva. Rio de Janeiro v.27, n. 2, p. 118. 2019.

PORTO, M. L.; AMARAL, W. N. Violência sexual contra a mulher: Histórico e conduta. Femina. Goiâna, v. 42, n. 4, p. 201-212, Jul-Ago.2014.

LIMA. C. A.; DESLANDES, S. F. Violência sexual contra mulheres no Brasil: conquistas e desafios do setor saúde na década de 2000. Saúde Soc. São Paulo, v.23, n.3, p.788. 2014.

FAÚNDES, A. et al. O Risco para Queixas Ginecológicas e Disfunções Sexuais Segundo História de Violência Sexual. Rev. Bras. Ginecol. Obstet, Tio de Janeiro, v.22, n.3,Jan- Abri. 2000.

ANTONIOLI, R. S.; SIMÕES, D. Abordagem fisioterapêutica nas disfunções sexuais femininas. Rev. Neurocienc. Rio de Janeiro, v.18. n.2. p. 269-273 Agosto.2010.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Teixeira, A. K. (2020). ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS OCASIONADAS POR VIOLÊNCIA SEXUAL: UMA REVISÂO BIBLIOGRÁFICA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12443

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas