SERVIÇO BÁSICO DE SAÚDE: FATORES ASSOCIADOS A ACESSIBILIDADE E DIFICULDADE AO ACESSO DO USUÁRIO AS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
Palavras-chave:
Acesso. Saúde. Dificuldade.Resumo
Introdução: O conceito mais abrangente de serviço de saúde, envolve disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade e capacidade financeira. Para se trabalhar o acesso aos serviços de saúde, deve-se englobar a maior quantidade e qualidade possível de variáveis relacionadas. As extremas diferenças entre as áreas urbanas e rurais, que refletem diferentes estágios de desenvolvimento socioeconômico, contribuem para a desigualdade no que se refere às condições e ao acesso a uma série de itens básicos para a qualidade de vida, residir em localidades mais vulneráveis gera uma série de custos ao indivíduo, sejam aqueles relacionados à infraestrutura, como maior distância e dificuldade para acesso aos serviços públicos sejam aqueles associados às características sociais intrínsecas, como menor coesão social, maior nível de criminalidade e de estresse, Essas características, que, por si só, afetam o nível de bem-estar individual e da população, são potencializadas devido ao seu efeito sobre o estado de saúde. Para Andersen (1995),’ o acesso seria influenciado pela predisposição do indivíduo para utilização do serviço de saúde (características demográficas, estrutura social e crenças) ´’. Objetivo: Identificar fatores que dificultam o acesso da população ao serviço de saúde Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura que utilizou artigos produzidos no período de 2014 a 2018, utilizando as seguintes bases de dados MEDLINE, LILACS E BDENF. Resultados/Discussões: O conceito de acesso está relacionado de forma dinâmica às características dos indivíduos e de suas demandas e às características do serviço e sua oferta, apontando para um grau de ajustamento entre eles, estudos sobre acesso aos serviços de saúde delimitados aos pequenos municípios, considerando a perspectiva do usuário, possam contribuir para a apreensão da realidade da APS. O acesso da população aos serviços de saúde depende não somente das características dos grupos sociais, mas fundamentalmente da disponibilidade e facilidade de acesso ao serviço, fatores esses que são não observáveis e estariam diretamente associados. Conclusão: Diante da literatura analisada, pôde-se perceber Que apesar da desenvoltura do sistema de saúde a população com maior vulnerabilidade social e que residem em áreas rurais, apresentam carência de serviço de saúde, plano de saúde, além de, a falta estrutural orçamentárias, tornando precária a vivência e produtividade socioeconômica que interferem gradualmente na busca dos serviços de saúde, por enfrentar grandes dificuldades de deslocamento para o local de referência (UBS) sem uma estrutura adequada.
Palavras-chave: Acesso. Saúde. Dificuldade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.