IMPACTO DO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO NA DESCRIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE ALAGOAS NO ANO DE 2018

Autores

  • Laura Santana de Alencar UNIT-AL
  • Pablo Anselmo Suisso Chagas
  • Laís Maria Pinto Almeida
  • Ana Paula de Souza Pinto
  • Sabrina Gomes de Oliveira
  • Anacassia Fonseca de Lima

Palavras-chave:

Epidemiologia, Morte, Prevenção

Resumo

Introdução: Instituída em junho do ano de 2006, através da Portaria de nº 1405, a Rede Nacional de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis foi idealizada para elucidação de dados e investigação epidemiológica, com finalidade de implementar medidas de vigilância e controle de doenças. Para a alimentação destes dados, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) dispõe de funções como: realizar necropsias de pessoas falecidas de morte natural, transferir casos específicos ao Instituto Médico Legal, garantir a emissão de declarações de óbito dos cadáveres examinados e, após coletar os dados advindos destas atribuições, encaminhar, mensalmente, as informações à Secretaria Estadual de Saúde. Para facilitar e sistematizar a coleta destes algoritmos, foram criadas nos estados do Brasil unidades de verificação de óbitos. Assim, em 2007, agindo como Unidade Complementar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, o SVO alagoano deu início às suas atividades. Objetivos: Discutir a importância e o impacto do SVO  por meio de dados epidemiológicos referentes aos óbitos atestados por este serviço no ano de 2018. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo realizado por meio de uma revisão de literatura, além de uma análise de dados fornecidos pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Resultados: No ano de 2018, o SVO foi responsável por atestar 2.779 óbitos, dos quais 54,92% eram homens e 45,08% mulheres. Destas mortes naturais, a causa mais frequente foi infarto agudo do miocárdio (397 casos), diabetes mellitus (170) e doença cardíaca hipertensiva (144). Conclusão: A partir do que foi discutido, percebe-se a possibilidade de implantação, ou até mesmo implementação, de políticas de saúde pública em Alagoas, em termos de aperfeiçoamento de conhecimento médico, profilaxia, e melhora do diagnóstico e terapêutica das patologias mais frequentes. Portanto, é notável a importância do desenvolvimento de medidas preventivas no âmbito público na tentativa de diminuir os números de morbimortalidade de patologias preveníveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Barbara Araújo Silva de et al. Avaliação da implantação dos Serviços de Verificação de Óbito em Pernambuco, 2012: estudo de casos múltiplos. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 25, p. 595-606, 2016

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1405, de 29 de junho de 2006. Institui a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (SVO). Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt1405_29_06_2006.html> Acesso em: 4 de out. 2019.

BRASIL. Resolução CFM nº 1.779, Diário Oficial da União, 5 de dezembro de 2005. Regulamenta a responsabilidade médica na emissão da Declaração de Óbito. Disponível em < https://svo.uncisal.edu.br/?pagename=historico> Acesso em 4 de out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

de Alencar, L. S., Suisso Chagas, P. A., Pinto Almeida, L. M., de Souza Pinto, A. P., de Oliveira, S. G., & de Lima, A. F. (2020). IMPACTO DO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO NA DESCRIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE ALAGOAS NO ANO DE 2018. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12418

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas