NUTRIÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A OBESIDADE

Autores

  • Ayra Lisiane Ferreira dos Santos Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Ane Beatriz Teixeira Barbosa Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Kívia Millena Gonçalves Luna Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Mariana Magda Esperidião da Silva Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Myrella Monteiro Oliveira Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Palavras-chave:

Adiposidade, comorbidades, nutrição

Resumo

Introdução: Considerada como um dos maiores desafios para a saúde pública do século XXI, a obesidade é uma doença crônica e multifatorial determinada pelo acúmulo excessivo de gordura  no organismo, que acarreta vários distúrbios metabólicos, além de contribuir com o surgimento de diversas patologias como: doenças cardiopulmonares, diabetes, câncer e dislipidemias. (WANDERLEY, FERREIRA, 2010). Desse modo, tem como principal causa o maior consumo de alimentos hipercalóricos em relação a um menor gasto de energia. (BRASIL, 2010). Objetivo: Discutir sobre os aspectos nutricionais e sua relação com a obesidade, alertando sobre o surgimento de diversas comorbidades. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa, em que foram encontrados seis artigos, sendo três  destes utilizados no presente estudo, extraídos das seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da base científica Scientific Electronic Library (Scielo). Resultados: Diante dos resultados encontrados a respeito da nutrição relacionada a obesidade, é possível identificar que o balanço energético positivo tem favorecido o aumento de peso no estilo de vida contemporâneo, devido às mudanças nos padrões alimentares aliado à escassez de práticas esportivas. Essa vertente na maioria das vezes é consequência da escolha dos indivíduos  pelo consumo de produtos industrializados e refeições prontas, deixando de lado o clássico prato brasileiro composto por arroz e feijão, tendo como pressuposto a falta de tempo no dia a dia (WANDERLEY, FERREIRA, 2010). Desse modo, diante do agravo dessa doença, há a necessidade de utilizar mecanismos para um melhor planejamento e prevenção de doenças futuras, tais como, o Índice de Massa Corpórea (IMC) e a Relação Cintura Quadril (RCQ), estes são instrumentos básicos do cuidar nutritivo porém acabam estimulando um melhor estilo de vida e perda de peso desses indivíduos, pois esses fatores sempre estará na dependência de um balanço calórico negativo e de uma dieta alimentar elaborada e adequada. Conclusão: Em virtude dos aspectos analisados, a obesidade abrange diversos fatores que resultam na interação genética, ambiental, emocional, e social, que afeta diversas classes e etnias, que acarreta diversas comorbidades e tornando-se um problema de saúde pública devido a elevada taxa de incidência, a fim de suprimir essa desordem alimentar faz-se necessário a implementação de políticas públicas que visem a educar a população a respeito do consumo inapropriado de fast foods e produtos industrializados, sobre a importância da reeducação alimentar, o acompanhamento médico e nutricional, e a prática de exercícios físicos, em prol da redução das taxas de morbidades e mortalidade que crescem cada vez mais, afetando principalmente os jovens e crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayra Lisiane Ferreira dos Santos, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.

Ane Beatriz Teixeira Barbosa, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.

Kívia Millena Gonçalves Luna, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.

Mariana Magda Esperidião da Silva, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.

Myrella Monteiro Oliveira, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.

Referências

ADITIVOS E INGREDIENTES. Nutrição x obesidade. Disponível em: https://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201603/2016030675142001459194579.pdf. Acesso em: 6 out. 2019.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Obesidade e Desnutrição. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/obesidade_desnutricao.pdf. Acesso em: 6 out. 2019.

WANDERLEY, Emanuela Nogueira; FERREIRA, Vanessa Alves. Obesidade: uma perspectiva plural. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 185-194, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n1/a24v15n1.pdf>. Acesso em: 6 out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Ferreira dos Santos, A. L., Teixeira Barbosa, A. B., Gonçalves Luna, K. M., Esperidião da Silva, M. M., & Monteiro Oliveira, M. (2020). NUTRIÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A OBESIDADE. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12411

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas