A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A atividade de monitoria diz respeito a uma ação extraclasse que busca resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes de amenizá-las. O aluno-monitor, ou simplesmente monitor, é o estudante que, interessado em se desenvolver, aproxima-se de uma disciplina ou área de conhecimento e, junto a ela, realiza pequenas tarefas ou trabalhos, que contribuem para o ensino, a pesquisa ou o serviço de extensão à comunidade dessa disciplina. Objetivo: Relatar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do discente monitor, bem como dos acadêmicos monitorados e do docente supervisor. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria da disciplina de Histopatologia do 2º período do curso de medicina do UNIT, em Maceió/AL, no ano de 2019. Resultados: Assim como Lourenço e colab., percebeu-se a necessidade de um canal diálogo de aprendizado horizontal e reíproco. Para isso, as aulas contaram com o auxílio de ferramentas como Socrative e Kahoot, plataformas de desenvolvimento e aplicação de questões, as quais foram utilizadas para dinamizar o ensino de determinados conteúdos. Extraclasse, utilizou-se de estratégicas pedagógicas como Plantões de Dúvida semanais para discussão de lâminas, correlacionando conhecimentos teóricos e práticos, acompanhamento do desempenho dos monitorados por meio de Estudos Dirigidos referentes aos assuntos abordados em sala de aula, visando um maior aprofundamento, e Revisões Gerais antecedentes às avaliações com o intuito proporcionar segurança aos acadêmicos quanto à compreensão do conteúdo ministrado ao longo das aulas. Conclusões: Os ensinamentos adquiridos junto a professora orientadora e aos alunos monitorados integram-se à bagagem intelectual do monitor, revelando-lhe novas perspectivas acadêmicas e profissionais, culminando em um despertar vocacional. Para os discentes monitorados acredita-se que possibilitou um maior estímulo ao estudo e uma redução da ansiedade. Ressalta-se que tudo isso foi fruto de um proveitoso relacionamento interpessoal proveniente de uma vivência baseada em constante busca pelo conhecimento, aperfeiçoamento de técnicas de comunicação, construção de uma postura mais séria e criatividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.