ESTÍMULO AO AUMENTO DA INGESTÃO HÍDRICA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Palavras-chave:
Idosos, Ingestão hídrica, Educação alimentar e nutricionalResumo
Introdução: O envelhecimento é definido a nível biológico como um processo marcado pelo acumulo de danos celulares e moleculares, que com o tempo levam a perda gradual de reservas fisiológicas e declínio da capacidade funcional do indivíduo. À medida que a população envelhece, aumenta-se o número de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência, o que gera preocupações em torno da saúde coletiva deste público, sobretudo no que diz respeito ao estado nutricional e ao quadro de desidratação, que é bastante prevalente neste público. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi incentivar o aumento da ingestão diária de água e líquidos em idosos institucionalizados por meio de metodologias ativas de trabalho. Métodos: A metodologia constituiu-se na observação diária da ingestão e aceitação de água e outros líquidos por parte dos idosos residentes do lar. Posteriormente foram realizadas ações de educação alimentar e nutricional, que ocorreram por meio de dinâmicas e jogos lúdico-interativos entre os idosos, com ênfase, sobretudo na importância da ingestão de água e líquidos durante a terceira idade. Foram realizadas também pequenas rodas de conversa para debater a respeito do tema e tirar as principais dúvidas dos idosos. Por fim, foi incluída na rotina da instituição a oferta de água por meio de carrinhos, que eram passados ao longo de todo o dia em todos os quartos para o oferecimento da água. Resultados: Foi observado que havia uma baixa aceitação e ingestão de água e líquidos ao longo do dia na instituição antes da realização das ações de educação nutricional, entretanto, nos dias subseqüentes a estas atividades e à oferta de água freqüente por meio dos carrinhos, constatou-se que houve um aumento dessa aceitação por parte dos idosos. Trabalhos envolvendo intervenções nutricionais com ênfase na ingestão hídrica em idosos institucionalizados mostraram que o número de idosos desidratados posteriormente às intervenções foi menor. Conclusão: Conclui-se, portanto, que a realização de atividades lúdicas como jogos, dinâmicas de grupo e rodas de conversa entre os idosos nas instituições de longa permanência, bem como a inclusão de uma rotina bem definida de oferta da água ao longo do dia contribuem para a conscientização e o aumento da ingestão hídrica entre os idosos institucionalizados.Downloads
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