ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS NÃO CONVENCIONAIS DO MUNDO: RESULTADOS PRELIMINARES

Autores

  • Paulo Sérgio Lins da Silva Filho Centro Universitário Tiradentes
  • Ronaldo Gomes Alvim Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

energia, exploração, petróleo.

Resumo

O petróleo tem sua origem há milhares de anos através de restos mortais de seres que depositados no solo durante muito tempo formaram, juntamente com outros sedimentos, uma camada de material orgânico. Ao longo de milhões de anos essa camada foi sendo coberta por outras camadas de sedimentos que pela a ação de microrganismos, altas pressões e temperatura se transformaram, ao longo do tempo, em um material viscoso que denominamos em petróleo (THOMAS, 2004). Este produto fica armazenado na natureza em reservatório, que pode ser encontrado em grandes, médias ou até pequenas profundidades, sendo classificado como convencional ou não convencional. O primeiro, e mais comum, é formado por rocha geradora, reservatório e selante, além de trapas. Já o segundo é mais raro, e a sua formatação varia bastante, pois depende das condições do ambiente em que foi formado. Um exemplo deste são as areias betuminosas, uma mistura de areia, água, argila e betume, que é uma forma de petróleo composto por hidrocarbonetos de grandes cadeias. Outra característica do betume é a presença de metais pesados em sua composição, como o níquel, vanádio, arsênio, chumbo e o mercúrio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Lins da Silva Filho, Centro Universitário Tiradentes

Departamento de Engenharia de Petróleo

Ronaldo Gomes Alvim, Centro Universitário Tiradentes

Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação

Referências

ALBERTA ENERGY. What is Oil Sands. Disponível em: <http://www.energy.alberta.ca/index.asp>. Acesso em 30 de Maio de 2019.

ALBERTA ENERGY. Alberta’s Leased Oil Sands Area. Disponível em: <http://www.energy.alberta.ca/ index.asp>. Acesso em 30 de Maio de 2019.

ALBERTA ENERGY REGULATOR - ERCB. Alberta’s Energy Reserves 2007 and Supply/Demand Outlook 2008-2017. Calgary: Energy Resources Conservation Board, 2008.

Associação Nacional de Conservação da Natureza. Areias betuminosas do Canadá e Venezuela põem em causa metas climáticas européias. Disponível em: <https://www.quercus.pt/ comunicados/2014/janeiro/3316-areias-betuminosas-do-canada-e-venezuela-poem-em-causa-metasclimaticas-europeias>. Acesso em 30 de Maio de 2019.

EDUARDO ARAIA. Areia betuminosa - A chaga negra do Canadá. Revista Planeta. Edição 452. 01 de Maio de 2010.

Portal Ociando. Venezuela – Petróleo, Crise e tensões políticas. Disponível em: . Acesso em 30 de Maio de 2019.

Portal WRM. Crise e esgotamento do modelo petroleiro na Venezuela: a megamineração e as novas fronteiras da extração. Disponível em: < https://wrm.org.uy/pt/artigos-do-boletim-do-wrm/ secao1/crise-e-esgotamento-do-modelo-petroleiro-na-venezuela-a-megamineracao-e-as-novasfronteiras-da-extracao/>. Acesso em 30 de Maio de 2019.

ROSA, A. J. et al. Engenharia de Reservatórios de Petróleo, Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

TASSINARI C,C,G.s.d.. Shale Gas, uma Alternativa Energética Possível No Brasil. Disponível em: <http://www.iee.usp.br/eventos/nov12/Colombo_Shale.pdf>. Acesso em 30 de Maio de 2019.

THOMAS, J. E., Fundamentos da Engenharia de Petróleo, Rio de Janeiro: Interciência, 2001.

WALISIEWICZ, Marek. Energia alternativa. São Paulo: Publifolha, 2008.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Lins da Silva Filho, P. S., & Gomes Alvim, R. (2020). ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS NÃO CONVENCIONAIS DO MUNDO: RESULTADOS PRELIMINARES. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12387

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC