REFLEXÕES DA FORMAÇÃO MÉDICA NA INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E COMUNIDADE (IESC) DO UNIT ALAGOAS. RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thalia Nuritza de Moura Centro Universitário TIradentes (Unit-AL)
  • Theresa Cristina de Albuquerque Siqueira Centro Universitário Tiradentes (Unit-AL)
  • Tânia Mafra Ferraz Centro Universitário Tiradentes (Unit-AL)

Palavras-chave:

educação médica, meditação, tai chi

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo, cujo objetivo foi refletir vivências cotidianas e descobertas produzidas na Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC) enquanto elos para a formação em saúde. Ao vivenciar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que acontecem no centro universitário e na comunidade coberta pela Estratégia de Saúde da Família/SUS, meditação e Tai Chi, foi possível analisar de forma crítica os efeitos gerados ao momento e sua contribuição para o profissional em formação no tocante a sua capacidade de se reconhecer, interagir e entender o ser humano em suas todas as suas complexidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalia Nuritza de Moura, Centro Universitário TIradentes (Unit-AL)

Aluna do 6º período no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Tiradentes. Membro do projeto de extensão SAMU nas Escolas. Membro fundadora da Liga Acadêmica de Nefrologia do Unit. Vice-presidente da Liga Acadêmica de Ciências Neurológicas Aplicadas do Unit.

Theresa Cristina de Albuquerque Siqueira, Centro Universitário Tiradentes (Unit-AL)

Mestre em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fiocruz (2003), especialista em Desenvolvimento Docente em Metodologias Ativas pela Universidade Tiradentes (2018), graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (1999). Professora Adjunta (regime parcial) do Centro Universitário Tiradentes, Unit AL. Leciona nos Cursos de Medicina (Integração Ensino Serviço e Comunidade) e Nutrição (Educação Alimentar e Nutricional; e História da Alimentação). Atua na área de Saúde Coletiva; Nutrição, Alimentação e Cultura, Gestão em Saúde e na Promoção de Políticas Públicas voltadas para a Saúde e as Populações em Situação de Vulnerabilidade.Exerce atividades com enfase a relações institucionais com órgãos governamentais e entidades, fóruns, redes e articulações relacionadas à educação popular em saúde.

Tânia Mafra Ferraz, Centro Universitário Tiradentes (Unit-AL)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1986). Especialização em Saúde Pública, pela Universidade de Ribeirão Preto (1989); Especialização em Pediatria, pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria (1997); Especialização em Ginecologia - Formação em Patologia Cervical e Colposcopia, Universidade Federal de Pernambuco (1997); Especialização em Psiquiatria, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria (2012) e pela Universidade Estácio de Sá (2013). Tem Prova de Título de Especialista em Pediatria e Prova de Título Especialista em Psiquiatria, todos pela Associação Médica Brasileira (AMB). Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes, atuou como docente de IESC (Integração Ensino, Serviço e Comunidade) e atualmente atua como tutora do 6º período do curso de Medicina da UNIT. 

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

de Moura, T. N., de Albuquerque Siqueira, T. C., & Mafra Ferraz, T. (2020). REFLEXÕES DA FORMAÇÃO MÉDICA NA INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E COMUNIDADE (IESC) DO UNIT ALAGOAS. RELATO DE EXPERIÊNCIA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12382

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas