ANÁLISE DA IDENTIDADE SOCIOAMBIENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ZUMBI DOS PALMARES, MACEIÓ /AL
Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, gestão educacional, imagem, infraestrutura escolar, recurso coletivo.Resumo
RESUMO: INTRODUÇÃO: Embora as escolas municipais representem equipamentos organizados em rede, nem cada infraestrutura é bem compreendida sobre a identidade socioambiental, tão necessário para a gestão educacional. O complexo estrutural da identidade escolar é relevante entre outros condicionantes que integram a imagem como recurso coletivo. OBJETIVO: avaliar a relação socioambiental da identidade considerando a imagem educacional como recurso coletivo e discutir o ambiente escolar sobre a sua propriedade funcional e estrutural. METODOLOGIA: A partir das características arquitetônicas foram registrados dados ambientais com ajuda de ferramentas de representação gráficas, GPS, planta baixa, considerando, também, a vizinhança, a ventilação, a fachada, a estrutura física, a paisagem e a população. A pesquisa se procedeu com revisão de bibliografias, e análise comparativa dos dados escolares a partir de um checklist dos Índices Socioambientais que foram resultados do exame ao desempenho das propriedades espaciais das 91 escolas básicas da rede municipal de Maceió. Dados primários e secundários auxiliaram na análise da identidade relacionada aos aspectos da funcionalidade, potencialidade e localidade escolar. RESULTADOS: A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, vista como uma agência espacial, lidera os resultados compilados sobre identidade e confirma um modelo estrutural através dos dados imagéticos da escola. Essa percepção ambiental se soma as condições sensíveis da vivência, que asseguram a ideia da sua identidade prevalecer como o aspecto mais potente. Embora localizada num bairro afastado do centro da cidade, ela liderou os índices espaciais da identidade. O motivo da força simbólico social resulta do significado do seu nome, da reforma física do equipamento, da elevada população de alunos e da forma pública para educação. CONCLUSÕES: a análise da identidade socioambiental se justifica pela necessidade de contribuir para a sociedade mais justa com mais visibilidade. Os dados espaciais são importantes, uma vez que, proporcionam novas perceptivas sobre a gestão escolar. A identidade resulta de um conjunto de informação que convergem para os pilares da equidade, qualidade e inovação, tão fundamentais para a gestão e qualidade de educação. Isto está em consonância com o Objetivo 4 (Educação de Qualidade) da Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS), bem como, o Plano Nacional (PNE) e Municipal de Educação (PME).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.