PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO.

Autores

  • LARISSA Lima GOMES UFAL

Palavras-chave:

odontologia preventiva, projeto de extensão, saúde coletiva.

Resumo

 A promoção de saúde bucal permite que uma população se a conscientize sobre formas de cuidar da sua saúde, a fim de prevenir possíveis problemas orais. A implementação de promoção em saúde bucal no Brasil, ocorreu após a promulgação da Constituição Federal de 1998 e, desde então, auxilia nas estratégias de esclarecer o indivíduo sobre os tipos de problemas bucais existentes e, principalmente, as formas de prevenção destes. Além disso, permite a conscientização do indivíduo como sendo o principal responsável por sua saúde bucal, construindo nele um propósito de responsabilidade e cuidado consigo mesmo. O objetivo da ação foi instruir as crianças sobre os cuidados com a saúde bucal, proporcionando maior integralidade e incentivo pela busca da cidadania. O cuidado nesta fase é crucial para que a criança possa se desenvolver com dentes fortes e saudáveis. Esse trabalho foi desenvolvido pela LAESB (Liga Acadêmica de Educação em Saúde Bucal) e realizada a ação de extensão na comunidade do Vale do Reginaldo, localizada na cidade de MaceióAL, em parceria com o projeto social “Projeto Meninos do Vale”. Assim como as crianças, os membros da liga foram divididos em dois grupos, a fim de realizar abordagens diferentes, a depender da idade das crianças de cada grupo. A variedade de maneiras de conduzir um trabalho com crianças é um fator positivo. A ação teve a duração de seis horas, nas quais foram dirigidas algumas atividades educativas, tais como: palestras, brincadeiras, orientação de higiene oral, aplicação tópica de flúor, escovação dental supervisionada e doação de kits de higiene bucal. O projeto teve o alcance de 120 crianças de diferentes idades e de ambos os sexos. Foi percebido que muitas das crianças participantes não tinham o conhecimento sobre a forma e a frequência correta de escovação dental, assim como o uso do fio dental e a importância da visita ao dentista, sendo perceptível a importância da educação em saúde para o público alvo. A questão da dieta também foi apresentada, instruindo-os sobre a importância de evitar a ingestão de alimentos considerados cariogênicos. Foi possível, também, esclarecer as dúvidas de alguns pais e responsáveis que estavam presentes no local e criar neles uma maior preocupação em ajudar a criança a desenvolver bons hábitos. Além disto, a extensão permitiu uma aproximação entre acadêmicos e comunidade, permitindo a compreensão das suas necessidades, assim como o benefício em aproximar estudantes de uma prática odontológica mais consciente e humanizada, cruzando conhecimentos entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

GOMES, L. L. (2020). PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12353

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas