PREVALÊNCIA DO TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR E DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Palavras-chave:
Depressão, Saúde mental, estudantes de medicinaResumo
Introdução: A depressão é uma condição relativamente comum, de curso crônico e recorrente. Está frequentemente associada com incapacitação funcional e comprometimento da saúde física. O índice de estudantes do curso de Medicina com sintomas ou diagnóstico de Transtorno do Humor Depressivo é cada vez mais preocupante. Essa alta prevalência se deve ao curso expor os alunos a vivências de estresse, como a carga horária abundante, grande quantidade de informações e o contato com a morte, fatores que os tornam vulneráveis a distúrbios emocionais e transtornos mentais. Objetivo: Estudar a prevalência do Transtorno depressivo maior e sintomas depressivos nos estudantes de medicina de Instituição de ensino superior de Alagoas, identificar os possíveis fatores desencadeantes, os sintomas mais prevalentes, assim como suas durações e intensidades, e com isso, poder fazer uma comparação entre os períodos iniciais com os mais avançados. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo observacional transversal que será realizada entre os meses de agosto e novembro de 2019. O grupo populacional a ser estudado será composto por estudantes de medicina de uma instituição de ensino superior do estado de Alagoas com idade igual ou superior a 18 anos, entre o primeiro e décimo segundo período do curso de medicina. O instrumento utilizado na pesquisa para investigar e coletar dados a respeito de sinais e sintomas depressivos, além do transtorno já diagnosticado, será um formulário elaborado no sistema Google Docs com coleta de informações gerais dos discentes, como estado civil, e o Inventário de Beck, questionário auto-aplicativo, validado no Brasil, composto por 21 grupos de afirmações que rastreiam os sintomas depressivos através de escores. Resultados: Como produto final, espera-se encontrar dados suficientes para quantificar, qualificar e entender condições dos estudantes de medicina que tem o transtorno de humor ou desenvolveram sintomas deste durante o curso. A identificação de fatores que levam ou agravam o transtorno poderá definir novas maneiras de abordagem da condição dos estudantes perante a sociedade e graduação. Espera-se encontrar prevalência elevada desses sintomas nos discentes analisados e relação da depressão com a carga horária excessiva do curso de medicina e o peso que a responsabilidade da profissão carrega. Conclusões: Portanto, após quantificação e análise dos dados será possível sugerir e coordenar educações em saúde, palestras com convidados, momentos dinâmicos para o devido apoio e acompanhamento aos estudantes que apresentarem algum tipo de sofrimento psíquico.Downloads
Referências
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