FATORES ASSOCIADOS ÀS DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADULTOS

Autores

  • HELOISA HELENA CHAGAS CAJUEIRO DE FREITAS CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • MARIA JOYCE SANTOS DE OLIVEIRA
  • DULCE ÉRICA ROCHA DE GOUVÊA
  • HELOISA HELENA CHAGAS CAJUEIRO DE FREITAS
  • LIDIANE FREIRE DE CARVALHO TAAVEIRA
  • JAQUELINE FERNANDES GOMES
  • SYBELLE ARAÚJO CAVALCANTE

Palavras-chave:

DOENÇAS CARDIOVASCULARES, FATORES DE RISCO, INQUÉRITOS EPIDEMIOLÓGICOS

Resumo

INTRODUÇÃO: As Doenças Cardiovasculares (DCV) constituem o grupo das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e são definidas pela Organização Mundial de Saúde, como um grupo de alterações no sistema circulatório, em decorrência de complicações ou comprometimento do coração e vasos sanguíneos. Atualmente, configura-se como principal causa de morte em nível mundial, representando aproximadamente 30% das mortes, sendo considerado problema importante pelo impacto à saúde e à economia mundial, constituindo assim um grande desafio atual para a saúde pública. OBJETIVOS: Demonstrar a prevalência e os fatores associados às doenças cardiovasculares na população adulta brasileira segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, 2013 .  METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal,utilizando os dados do inquérito nacional de base populacional denominado Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), referente ao ano de 2013, a última realizada e conduzida pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com Ministério da Saúde. Analisou-se a prevalência e os fatores associados às DCVs na população adulta brasileira. As variáveis analisadas foram:  características sociodemográficas:  sexo, idade, e nível de escolaridade;  hábitos e estilo de vida: consumo alimentar, etilismo, tabagismo e inatividade física. RESULTADOS: Dos 62.986 domicílios que fizeram parte da pesquisa, 4,2 % (6.115 mil) pessoas maior de 18 anos ou mais, possuíam diagnóstico de alguma cardiopatia, sendo a maior prevalência encontrada nas mulheres, principalmente as que estavam na faixa etária de 75 anos ou mais. Com base nos hábitos alimentares, as mulheres apresentaram consumo elevado de alimentos doces (22,4%) , e os homens  alto consumo de frango ou carne com excesso de gordura (47,2%). No que se refere prática de atividade física,  as mulheres mostraram maior prevalência de sedentarismo (51,5%) enquanto os  homens demonstraram maior prevalência referente ao consumo de  bebidas alcoólicas (36,3%)  e tabagismo (18,9%). CONCLUSÃO: Observou-se que as DCVs apresentaram grande relevância em âmbito epidemiológico nacional, apresentando maior prevalência nas mulheres e na faixa etária acima de 75 anos.  Os hábitos alimentares inadequados, assim como inatividade física, mostraram-se prevalentes no estilo de vida da população brasileira, principalmente entre as mulheres. Diante do aumento da incidência e DCVs, e dos fatores associados ao seu desenvolvimento, ressalta-se a importância da abordagem e a prática de medidas e ações preventivas, que  contribuam de forma efetiva para sensibilizar a população do impacto negativo das DCVs, com intuito de promover a educação em saúde e  minimizar a incidência e prevalência das doenças cardiovasculares no país.

Palavras-chave: Doenças cardiovasculares, Fatores de risco, Inquéritos epidemiológicos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, SRG. et al. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2018;21(2)3-13.

HORTÊNCIO, MNS. et al. Efeitos de exercícios físicos sobre fatores de risco cardiovascular em idosos hipertensos. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. 2018;31(2):1-9.

LENTSCK, MH; MATHIAS, TAF. Internações por doenças cardiovasculares e a cobertura da estratégia saúde da família. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2015;23(4):611-9.

ROCHA, RM; MARTINS, WA. Manual de Prevenção Cardiovascular. 1.ed. Rio de Janeiro: Planmark;2017.

Sociedade Brasileira de Cardiologia(SBC). Mortes por Doenças Cardiovasculares no Brasil; 2017.[acesso em 30 abril 2019]. Disponível em: www.cardiol.br.

World Health Organization(WHO). Cardiovascular diseases (CVDs); 2017. [acesso em 30 abril 2019]. Disponível em: www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cardiovascular-diseases-(cvds).

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

CAJUEIRO DE FREITAS, H. H. C., SANTOS DE OLIVEIRA, M. J., ROCHA DE GOUVÊA, D. ÉRICA, CHAGAS CAJUEIRO DE FREITAS, H. H., DE CARVALHO TAAVEIRA, L. F., FERNANDES GOMES, J., & CAVALCANTE, S. A. (2020). FATORES ASSOCIADOS ÀS DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADULTOS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12329

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas