DIAGNÓSTICO DA SÍFILIS CONGÊNITA ATRAVÉS DA DETECÇÃO DO TREPONEMA PALLIDUM EM TESTES TREPONÊMICOS

Autores

  • Silva Vecchio Silva UNIT -AL

Palavras-chave:

Sífilis Congênita, Diagnóstico, Treponema pallidum, Testes Treponêmicos, Incidência

Resumo

INTRODUÇÃO: A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum subespécie pallidum. A Sífilis Congênita se caracteriza como um sério problema de saúde pública, embora tenha fácil detecção e eficaz tratamento, ainda faz-se responsável por um grande número de complicações perinatais. OBJETIVOS: Entender o aumento do índice da doença, e como é diagnosticada a sífilis congênita através de testes treponêmicos. METODOLOGIA: Este estudo foi baseado em revisões bibliográficas, no período de 2014 a 2019, adotando como base de dados as plataformas de dados online PUBMED, LILACS, BVS, utilizando palavras-chave e excluindo aquelas revisões que não transcorriam sobre o estudo da patologia acerca dos teste treponêmicos e não treponêmicos. RESULTADOS E DISCUSSÃO:  Através da pesquisa realizada observou-se  que ainda persistem elevadas as taxas de prevalência e incidência da sífilis, assim como as que remontam o valor de mortes neonatais. Logo, é perceptível a importância da realização dos exames pré-natais e alguns testes durante a gravidez, como o VDRL (Venereal Disease Research Laboratory), e nas condições de positividade, o FTA- abs (anticorpo treponêmico fluorescente com absorção), principalmente quando há riscos de obtenção dessa enfermidade, uma vez que entre os tipos de  transmissão estão as transmissões vertical e transplacentária. Por conseguinte, o VDRL, teste não treponêmico, funciona identificando os anticorpos que o organismo produz para combater a bactéria Treponema pallidum, de tal forma que trabalha com a reações de fixação de complemento, entre o anticorpo do organismo infectado e o antígeno presente no teste, e o FTA-Abs, teste treponêmico, exame muito específico para o treponema, detectando anticorpos contra espiroquetas confirmando o contato com o treponema. No tratamento para os casos de sífilis, em todas as suas fases, é utilizado a penicilina, para as gestantes e recém- nascidos a droga escolhida é a penicilina cristalizada que atravessa a barreira hemato-encefálica. CONCLUSÃO: Em suma, o aumento da incidência da Sífilis Congênita deu-se pela falta da penicilina por diversas áreas do mundo em um determinado período e que juntamente com outro fator de risco, a não realização dos exames pré-natais e de alguns testes durante a gravidez,  puderam  acarretar nesse aumento notório da patologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silva Vecchio Silva, UNIT -AL

CIENCIAS DA SAUDE , MEDICINA

Referências

REFERÊNCIAS

AVELLEIRA, J. C. R.; BOTTINO, G. Sífilis: diagnóstico, tratamento e controle. Anais Brasileiro Dermatologia. 2006. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962006000200002 > Acesso em: 01 de outubro de 2019.

PINILLA et. al 2018. Detección de Treponema pallidum subespecie pallidum para el diagnóstico de sífilis congénita mediante reacción en cadena de la polimerasa anidada. Biomédica, Bogotá, v. 38, n. 1, p. 128-135, Mar. 2018 . Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-41572018000100128&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 de setembro de 2019.

WANG, Q. et. al 2019. Urea-mediated dissociation alleviate the false-positive

Treponema pallidum-specific antibodies detected by ELISA. Disponível em: <https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0212893>. Acesso em: 2 de setembro de 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Silva, S. V. (2020). DIAGNÓSTICO DA SÍFILIS CONGÊNITA ATRAVÉS DA DETECÇÃO DO TREPONEMA PALLIDUM EM TESTES TREPONÊMICOS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12310

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas