Prevalência da obesidade infantil na creche-escola de Guaxuma-AL: um relato de experiência.

Autores

  • Juliana Agra Diegues Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • João Guilherme Lins da Fonseca Barretto Angeiras Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Katherine Pinaud Calheiros de Albuquerque Melo Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Marina Pitta Duante Cavalcante Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Oscar Orsolete Cogo Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Pablo Felipe dos Santos Monteiro Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Palavras-chave:

antropometria, crianças, obesidade.

Resumo

Resumo: Introdução: Segundo a Biblioteca Virtual da Saúde a obesidade é uma doença crônica que tem como característica o acúmulo de gordura, extremamente prejudicial à saúde do indivíduo. Visto que nos últimos 15 anos a taxa de obesidade no Brasil se tornou superior à desnutrição, torna-se preocupante a adequação do desenvolvimento e crescimento das crianças, sendo necessária avaliação a partir de medidas antropométricas. Objetivos: Identificar a prevalência da obesidade infantil, na comunidade de Guaxuma-AL, promovendo reeducação alimentar e referenciando para devido acompanhamento profissional. Material e Métodos: Trata-se de um relato da experiência realizada no dia cinco de setembro de 2019, pelos alunos de medicina da UNIT-AL e enfermagem do CESMAC. A ação em saúde ocorreu na Creche-Escola Recanto do Saber no bairro de Guaxuma-AL, onde foram avaliadas quarenta e seis crianças (vinte e três meninos e vinte e três meninas) de faixa etária entre 4 e 11 anos. Utilizou-se planilhas, balança mecânica e fita métrica para registro de todos os dados referentes às crianças, entre eles: nome, idade, peso, altura, IMC (Índice de Massa Corporal) e a classificação quanto ao estado nutricional (sobrepeso, normal e baixo peso). Discussão e Resultados: Tendo como parâmetro os dados da Biblioteca Virtual da Saúde, foram detectados oito meninos e dez meninas com sobrepeso. Percebeu-se uma série de repercussões positivas nas crianças após a atividade, assim como uma reação significativa delas à ação desenvolvida. Houve dedicação e organização do corpo docente da escola ao solicitar aos pais os documentos das crianças, ampla adesão dos pais ao entregá-los para a análise de dados e também a eficácia, praticidade e organização da equipe do projeto na divisão de tarefas. Como consequência, a consolidação do assunto e a experiência com a rotina pediátrica foram reconhecidos na prática por toda a equipe envolvida. Além disso, a influência que a orientação da equipe exerceu sobre seus filhos e pais em relação ao seu estado de saúde foi uma consequência notável da integração da medicina na comunidade, preconizada pela disciplina. Conclusão: Diante do quadro de informações obtidas, é sensato destacar a alarmante predominância no público infantil de características indicativas de baixo índice de saúde que outrora só se encontrariam em distintas faixas etárias. Destaca-se, nesse sentido, a importância deste gênero de ação em detrimento da apuração sobre os índices de saúde nas comunidades e da necessidade de ações educativas sobre a saúde.  


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Agra Diegues, Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Graduando em medicina pelo Centro Universitário Tiradentes em Maceió-AL.

Referências

PINHO, C. P. S. Avaliação antropométrica de crianças em creches do município de Bezerros. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo-SP, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rpp/v28n3/10.pdf>. Acesso em: 26 de set de 2019.

BRASIL, Obesidade e desnutrição. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/obesidade_desnutricao.pdf>. Acesso em: 26 de set de 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Diegues, J. A., Angeiras, J. G. L. da F. B., Melo, K. P. C. de A., Cavalcante, M. P. D., Cogo, O. O., & Monteiro, P. F. dos S. (2020). Prevalência da obesidade infantil na creche-escola de Guaxuma-AL: um relato de experiência. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12304

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas