ESTILO DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA RENAL CRÔNICA ASSISTIDOS POR UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM HEMODIÁLISE DE MACEIÓ – ALAGOAS

Autores

  • Luana Carolyne Barbosa Batista Unit - AL
  • Briza Estumano Ferreira
  • Danielle Alice Viera da Silva

Palavras-chave:

estilo de vida, insuficiência renal crônica, hemodiálise.

Resumo

Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) vem sendo discutida como um importante problema de saúde pública sobretudo pela extensão da morbimortalidade e suas repercussões negativas na vida dos pacientes. Dentre os aspectos relacionados a este agravo se tem inadequados hábitos do estilo de vida, como tabagismo e etilismo.  Objetivo: Avaliar o estilo de vida de pacientes portadores de doença renal crônica submetidos a hemodiálise. Metodologia: Estudo transversal descritivo, composto por 200 pacientes, assistidos por um centro de referência em hemodiálise do estado de Alagoas, realizado de agosto a setembro de 2019. A coleta de dados constituiu na aplicação de um questionário de caracterização que adotou como critério de inclusão: idade mínima de 18 anos, diagnóstico de DRC e estar em tratamento hemodialítico a pelo menos 30 dias. Resultados e discussão: A amostra contou com 39,5% de indivíduos do sexo feminino e 60,5 % do sexo masculino, a prevalência de homens pode estar associada a falta de cuidado deste público com a sua própria saúde, onde sinais e sintomas muitas vezes são negligenciados, levando a detecção tardia da doença, podendo então justificar a prevalência de DRC neste sexo. Em relação ao estilo de vida, mais da metade relataram já terem consumido álcool e tabaco, apresentando um total de ex- tabagistas de 52% e ex-etilistas 55%, uma pequena parcela (8% e 4% respectivamente) permanecem com essas práticas. O tabagismo é um fator de risco para a doença, uma vez que essa pratica causa disfunção celular endotelial, pró-inflamação, estresse oxidativo, glomeruloesclerose e atrofia tubular além de outros fatores que podem gerar lesões renais. Já em relação ao álcool, estudos sugerem que o mesmo propicia a disfunção renal, e pode estar associado à elevação da produção de espécies reativas de oxigênio. Analisou -se ainda a prática ou não de atividade física e foi observado que mais da metade da amostra (59 %) refere não praticar, o que confere risco a este grupo pois a literatura aponta que o sedentarismo é um fator contribuinte para o aumento da mortalidade na DRC. Conclusão: As alterações presentes do estilo de vida podem contribuir não apenas para o aparecimento, mas também para o agravamento do quadro de DRC, podendo se associar ao comprometimento da qualidade de vida desses pacientes. Desta forma, os dados apresentados deixam claro a necessidade de atenção a este problema, viabilizando intervenções que contribuam para o combate e controle desta patologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO FILHO, J.C. et al. Nível de atividade física de pacientes em hemodiálise: um estudo de corte transversal. Fisioter Pesqui, v. 23, n.3, p. 234-240, 2016.

BOTTON, A.; CÚNICO, S. D.; STREY, M. N. Diferenças de gênero no acesso aos serviços de saúde: problematizações necessárias. Mudanças – Psicologia da Saúde, v. 25, n. 1, p. 67-72, 2017.

JESUS, N.M. Qualidade de vida de indivíduos com doença renal crônica em tratamento dialítico J. Bras. Nefrol. v.41, n.3, p. 364-374, 2019.

VARGA, Z. V. et al. Alcohol Misuse and Kidney Injury: Epidemiological Evidence and Potential Mechanisms. Alcohol research: current reviews, v. 38, n. 2, p. 283-288, 2017.

XIA, J.; et al. Cigarette smoking and chronic kidney disease in the general population: a systematic review and meta-analysis of prospective cohort studies. Nephrology, dialysis, transplantation: official publication of the European Dialysis and Transplant, v. 32, n. 3, p. 475-487, 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Batista, L. C. B., Ferreira, B. E., & Silva, D. A. V. da. (2020). ESTILO DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA RENAL CRÔNICA ASSISTIDOS POR UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM HEMODIÁLISE DE MACEIÓ – ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12290

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC