CASA-GRANDE E ENGENHO: UM ESTUDO SOBRE OS ESPAÇOS, MOBILIÁRIOS E SUAS DEPENDÊNCIAS

Autores

  • Luana Kézia Medeiros Centro Universitário Tiradentes
  • Ana Isabel Araujo Almeida UNIT AL
  • DÉBORA PEREIRA VITAL UNIT AL

Palavras-chave:

Alagoas, Engenhos, Mobiliário

Resumo

RESUMO

O nascimento dos engenhos de açúcar no brasil no século XVI nos deixou um legado econômico e patrimonial que vai além da construção material e industrial, atingindo, também, a esfera do imaterial. Segundo a definição de Gilberto Freyre em seu livro “Casa-grande & Senzala”, a casa-grande e a senzala eram os locais habitáveis dos engenhos, usados como espaços para receber, comer, dormir, se divertir e relaxar. (FREYRE, 2006)

A arquitetura desses espaços sofreu, ao longo dos anos, diversas intervenções para acompanhar os processos de modernização industrial e cultural (que perduram até hoje), ou foram simplesmente abandonadas, deixando o maquinário sucateado e o ambiente inutilizável.

OBJETIVO

A presente pesquisa buscou entender a relevância e conformidade dos interiores das casas-grandes de exemplares de engenhos remanescentes em Alagoas, averiguando a disposição e características do mobiliário que ocupa estes ambientes na atualidade.

METODOLOGIA

Como procedimento metodológico foram realizadas visitas à cinco exemplares de engenhos em Alagoas, cuja estrutura física permitiu a constatação de alguns elementos compositivos dos antigos núcleos. Em segundo momento investigativo, foi realizada a revisão bibliográfica prevista em cronograma inicial. Em paralelo às leituras, os pesquisadores realizaram a investigação em Órgão e Museus com intuito de buscar imagens antigas que retratem interiores de engenhos. E ao longo do período de investigação forma produzidos documentos acadêmicos.

RESULTADOS E CONCLUSÕES

Como conclusão, pretende-se ressaltar que, de forma pioneira, os pesquisadores deste projeto se propuseram estudar uma temática já investigada anteriormente com outras abordagens, mas, neste âmbito, houve um aprofundamento dos engenhos alagoanos com olhar sobre o design do mobiliário que ocupam esses espaços. Ao longo desta investigação houve alguns contratempos, a exemplo de não encontrar registros da época de como eram ocupados os prédios dos engenhos no século XX, objetivo inicial. Porém, como resultado final, entendeu-se como satisfatória a finalização do estudo voltado para o mobiliário encontrado no engenho Lamarão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Kézia Medeiros, Centro Universitário Tiradentes

Desenho de Projetos Área e Subárea: Não se aplica

Ana Isabel Araujo Almeida, UNIT AL

http://lattes.cnpq.br/5403799254348096

DÉBORA PEREIRA VITAL, UNIT AL

Http://lattes.cnpq.br/5593585954827182

Referências

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Medeiros, L. K., Almeida, A. I. A., & VITAL, D. P. (2020). CASA-GRANDE E ENGENHO: UM ESTUDO SOBRE OS ESPAÇOS, MOBILIÁRIOS E SUAS DEPENDÊNCIAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12237

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC