APLICAÇÃO DO BLOCO DE TERRA COMPRIMIDA NA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Autores

  • LUANA MYLENA VIEIRA DA SILVA CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES-UNIT
  • LUIZ CARLOS TENORIO DE HOLANDA JUNIOR
  • JOSE FERREIRA DA SILVA NETO
  • GIORDANO BRUNO MEDEIROS GONZAGA

Palavras-chave:

Construção Sustentável, Terra Crua, Tijolo ecológico.

Resumo

Introdução: Pensando na quantidade de resíduos sólidos produzidos, uso excessivo da matéria prima, água e energia, pesquisadores desenvolveram os tijolos ecológicos. Nos locais onde os recursos para construção são escassos, a terra crua e as técnicas de construção simplificadas são alternativas para suprir demandas habitacionais. Objetivo: O presente projeto, tem como objetivo compreender e salientar a importância da utilização de meios mais sustentáveis para a fabricação de elementos (tijolos) para a construção civil, com foco no Bloco de Terra Comprimida (BTC). Metodologia: Tomando como base estudos e conceitos, foi realizada uma revisão bibliográfica, abordando a utilização da sustentabilidade na construção civil visando técnicas de construções com terra, aplicando um sistema de controle de qualidade eficaz, através do BTC. Resultados e Discussões: O bloco de terra comprimida exige solos com boa quantidade de areia e argila, sendo necessário estabilizar a terra para a produção do BTC, em sua composição existe uma maior quantidade de areia para uma pequena porção de cimento, a bibliografia recomenda o uso de terra com porcentagem de areia superior a 50% para a fabricação. O BTC é moldado e prensado em equipamentos cujos moldes podem ser de formatos e tamanhos diferentes, com dimensões mais comuns de 20x9,5x5 centímetros e 23x11x5 centímetros para blocos maciços e furados e 39x9x14 centímetros, 39x14x14 centímetros e 39x19x14 centímetros para blocos furados, onde seus furos variam de cinco a oito centímetros. Logo após a estocagem, faz-se o processo de cura, com duração de 14 dias, para maior resistência dos blocos os 7 primeiros dias devem ser mantidos úmidos. A execução de alvenaria do BTC é semelhante a alvenaria convencional, são blocos assentados com argamassa, composta basicamente pelo componente e o elemento de ligação (argamassa). Na alvenaria de BTC com furos, a cada dois metros de comprimento da parede, se coloca uma barra de aço na vertical e enche o furo com argamassa de cimento e areia ou microconcreto. A alvenaria de BTC pode receber qualquer tipo de revestimento tido como convencional. Caso não vá receber revestimento, é necessária a limpeza das juntas e superfícies, à medida em que a parede vai subindo. Pode-se chegar a uma redução de custos de até 40% em relação aos sistemas construtivos tradicionais. Conclusão: Diante do exposto, pode concluir, através das revisões bibliográficas que o BTC possui um parecer apropriado aos objetivos citados, não é poluente por dispensa a queima do bairro. Sendo uma alternativa que devido ao emprego de conduítes e canos nas paredes, elimina-se a chance da sua trabalhosa quebra posterior. Com isso, é necessário a implantação de projetos que contribuam para a sustentabilidade, através de novos produtos, garantindo uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND (1985). Fabricação de tijolos de solo-cimento com a utilização de prensas manuais. São Paulo: ABCP. 4p. Boletim Técnico.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (1984). NBR 8491 Tijolo maciço de solo-cimento. Especificação. Rio de Janeiro: ABNT, 4p.

AZEREDO, G. A.; OLIVEIRA, G. M.; DANTAS, J. D. F.; SANTOS, F. E. F.; AZEREDO, A. F. N.; MEIRA, G. R. Comportamento Estrutural de Alvenarias Construídas com Blocos de Terra Compactados (BTC). In: Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Sustentabilidade – Vol. 2. Cap. 8. São Carlos: Scienza, 2016.

MINKE, Gernot. Building with earth: design and technology of a sustainable architecture. 199 p. Basel, Berlin, Boston: Birkhäuser, 2006.

NEVES, Célia; FARIA, Obede Borges; ROTONDARO, Rodolfo; CEVALLOS, Patrício Salas; HOFFMANN, Márcio Vieira (2010). Seleção de solos e métodos de controle na construção com terra – práticas de campo. PROTERRA. Disponível em http://www.redproterra.org

OLIVEIRA, Carine N. O Paradigma da Sustentabilidade na Seleção de Materiais e Componentes para Edificações. Florianópolis, 2009. Dissertação (Mestrado). UFSC, Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo.

TORGAL, F.P.; JALALI, S. A Sustentabilidade dos Materiais de Construção. 2.ed. Portugal. TecMinho, 2010.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

SILVA, L. M. V. D., JUNIOR, L. C. T. D. H., NETO, J. F. D. S., & GONZAGA, G. B. M. (2020). APLICAÇÃO DO BLOCO DE TERRA COMPRIMIDA NA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12192

Edição

Seção

Ciências Exatas